Toma uma atitude urgente: corta sal, açúcar e gordura da dieta!


Epidemia de obesidade

Parece que a única maneira que o governo norte-americano está encontrando para tentar controlar a epidemia de obesidade que assola o país é ordenar à população a maneira correta de se alimentar.

Não basta dar conselhos, tem que mandar comer direito!

Assim, os Ministérios da Agricultura, Saúde e Serviços Humanos emitem a cada cinco anos as Diretrizes Dietéticas para os Norte-americanos.

Isso significa que os norte-americanos não sabem se alimentar, e precisam da férrea mão governamental para lhes mostrar o bom caminho. E isso é feito, para os contribuintes de lá não ter do que reclamar!

Ordens simples para alimentação

As diretrizes são simples: cortem sódio (sal), açúcar e gordura da dieta, comam mais peixes e frutos do mar, tomem um café da manhã melhor, evitem comida rápida, comam mais frutas e verduras e pratiquem alguma atividade física regularmente.

***

Está esperando o quê?

Saia da frente do computador e vá fazer algo!

Se quiser ler o texto na íntegra em inglês, clique aqui, se não, fique com meu curtíssimo resumo, e trate de fazer algo por si imediatamente. 🙂

Embora eu tenha brincado, é bom lembrar que o único momento em que realmente podemos fazer algo por nós mesmos é no presente, pois o passado já passou e o futuro a Deus pertence!

Ah, e força de vontade conta, e muito, em qualquer atitude para consigo mesmo.

***

Pra não dizer que estou falando da boca pra fora, uma pessoa que acabei de conhecer já me apelidou de “natureba urbano”, só porque parei de beber, de fumar, de comer carnes embutidas, reduzi o consumo de gordura, açúcar branco, massas, e aumentei a ingesta de frutas e verduras, além de manter atividade física regular.

Mas, com licença, continuo ingerindo carnes, ovos e leite! Não sou tão radical assim.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Toma uma atitude urgente: corta sal, açúcar e gordura da dieta!

4 comentários

  • Maria Eduarda(Duda_RS):

    Boa tarde,

    Não sei se é aqui que deveria postar esse tipo de comentário(desabafo), mas caso não seja, entecipadamente peço desculpas…
    Preciso contra minha história e pedir ajuda/auxílio à todos aqueles que passaram ou estão passando pela mesmo situação que me encontro agora.

    Tenho 22 e devo estar pesando, aproximendamente 90 quilos.
    Nunca fui magra, mas ha alguns anos tinha um corpo que sempre sonhei e não dava importancia, me achava gorda, feia e por mais que as pessoas me mostrassem o contrário, sempre adorava dizer “capaz, olha isso?? Tô gorda sim!!!”, mas na verdade nem barriga eu tinha, ao contrário, eu tinha um cintura nem definida e a única coisa era meu quadril que não era tão pequeno, mas agora vejo que realmente não era gorda.
    Contei toda essa “história” para que entendam o seguinte fato. Hoje, como disse anteriormente, estou com 22 anos, engordei bastante, principalmente após meu casamento e com o vida ligada a trabalho e casa, não tenho encontrado tempo p/ mim.
    Ultimamente não gosto nem de me olhar no espelho, não quero sair, ver meus amigos então… Eu até disfarço mas como não me sinto bem comigo mesma e parece que nenhuma roupa no mundo vai me deixar mas bonita… até meu rosto, que foi sempre a parte do corpo que eu sempre gostei, eu não consigo mais encontrar beleza… não há maquiagem que me faça olhar no espelho e dizer “hoje estou bonita”!!!!

    Não queria recorrer a medicação para emagrecer, pois tenho muito medo dos efeitos colaterais que elas causa e não sei se é verdade, mas já ouvi comentarios de que geralmente quando você pára de tomar a medicação, pode engordar ainda mais…Tenho muito medo!!!!

    Isso tudo na verdade, foi um desabado!!! Precisava falar com alguem sobre isso e como sempre(ou pelo menos p/ mim) é muito difícil colocar para outras pessoas oque realmente sintimos e pedir conselho(SOCORRO!!!!), resolvi postar aqui um pouco da minha história…

    Para finalizar, gostaria de fazer dois comentários:
    ** Se alguem ler e tiver algo para me passar, uma mensagem, um conselho, uma maneira(não milagrosa)de como posso emagrecer, ou apenas me contar se já passou por isso e como fez para não sentir-se tão mau com seu corpo. Gostaria muito de ler seu comentário!!!!
    *** MUITO IMPORTANTE*** Veja bem seus conceitos de beleza… Não precisa ser nenhuma Gisele para pode dizer ou sentir-se magra!!! Você pode ter uns quilinhos a mais que a Gisele, mas nem por isso será OBESA!!! Cuide-se, tente manter o corpr que tem… não fala como eu fiz!!! Hoje me arrependo muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    »crosslinked«

    Responder
    • Gentil:

      Cara Maria Eduarda,

      aqui recomendamos e aconselhamos muitas coisas, e divulgamos dicas e dietas, mas para regimes específicos, o melhor mesmo é falar com uma nutricionista, que vai poder fazer uma avaliação individual do teu caso.

      Abraço.

      Responder
    • Roberta:

      Oi Maria Eduarda!

      Olha hoje eu tenho 101 kg e 35 anos, no ano passado em novembro estava com 115kg!

      Deixa eu te contar a minha história!

      Eu fui uma menina magra, com a primeira menstruação comecei a engordar e só parei de engordar aos 23 anos e 96kg quando resolvi fazer por conta própria uma reeducação alimentar!

      Fiz certinho e com caminhadas e dança de salão emagreci 20kg e fiquei com 76kg, 25 anos e mais linda e maravilhosa do que nunca, pois lembre-se eu estou com obesidade morbida, não tem uma roupa que fique maravilhosa, e ainda por cima as roupas grandes são todas para pessoas velhas e antiquadas, e por mais que eu sinta cansaço nas pernas, dor nas juntas e colunas, EU SOU LINDA E MARAVILHOSA!!! E se ninguém mais estiver achando, os outros é que estão cegos! Pois estou gorda, feia eu não sou e ponto final! Mesmo que eu esteja achando uma imagem horrível no espelho!

      Após isso passei por 3 ou 4 empregos diferentes e por fim fiquei três anos desempregada, retornei aos 96kg com 30 anos.

      Passei em três concursos públicos…

      Fui chamado pro primeiro – contrato de 2 anos, governo federal – sai e assumi no segundo – prefeitura municipal efetiva porém com a metade do salário – engordei mais, depois fui chamado para o terceiro – outra prefeitura municipal. Com dois empregos e duas chefias, duas turmas de colegas… cheguei aos 115kg aos 35 anos…

      Quando olhei o meu IMC e descobri que estava na faixa de obesidade morbida e depois de várias tentativas de uma reeducação alimentar e sem conseguir procurei um médico!

      Que no meu caso ele receitou medicamentos, na minha idade e com minha carga de estresse foi a melhor opção.

      Hoje com os 14kg a menos já comecei a fazer exercício (eu não podia nem caminhar devido o meu peso o calcanhar estava muito inflamado e eu não conseguia).

      E depois de tudo isso que te contei tenho 3 conselhos:

      1 – Procure um médico endocrinologista pra fazer os exames necessários (minhas taxas estão normais); depois um nutricionista para lhe ajudar na reeducação alimentar.

      2 – E se suas taxas estiverem todas normais não aceite aquelas dietas que proibem tudo que a gente gosta, NUNCA!!!

      3 – E por fim procure fazer exercício pois ajuda a se sentir melhor em vários sentidos – a fome fica mais controlada, a gente consegui comer menos sem tanta angustia – a ansiedade diminui, as endorfinas aumentam – isso sem falar no beneficio físico em si.

      Sei que não sou nenhuma médica e tal mais posso lhe garantir que os médicos que lerem esse três conselhos vão concordar.

      Apenas uma ressalva no segundo conselho: posso comer tudo que gosto, porém nem todo dia e quando comer tem de ser eu pequena quantidade, lembre-se minhas taxas estão normais!

      São três conselhos de uma futura ex-gordinha que já emagreceu um dia sozinha e de forma saudável e por não conseguir novamente procurou um profissional para ajudar!

      LEMBRETE – o psicólogo é indicado para quem esta depressivo ou muito triste ou mesmo para se conhecer melhor!

      Boa Sorte!

      Responder
  • Bruna:

    Tudo bem Marida Eduarda?Meu esposo estava precisando emagrecer,mas dizia que não consegui,até que um dia ele começou a reclamar de dor no pé e também no joelho,ai eu praticamente obriguei que ele fizesse uma reeducação alimentar.Na época sem plano de saúde e ganhando pouco não dava pra compra coisas light e diet.A primeira coisa que eu fiz foi cortar açúcar,gordura e massa(ele ama),fiz iogurte desnatado caseiro,gelatina usava a comum,sopa de repolho(aquela que pode comer a vontade),não coloquei salsão e nem couve flor porque ele não suporta,salada de alface com uns pedacinhos de queijo branco e uma colherzinha de molho rosê.Eu misturava o iogurte com suco de fruta(meio a meio),batia iogurte com uma taça de gelatina,fazia sanduíche com pão francês sem miolo(um pouco de frango desfiado ou atum ralado,cenoura ralada,bastente alface uma colher de sobremesa misturada com uma colher de sobremesa de maionese,tomate),o que ajudou muito na redução da barriga foi o shake comprado na farmácia(ele tomava o da Luciana),compre pelo menos dois sabores que é para não enjoar.O café da manhã era normal e o almoço também pois ele comia na rua(aproveitava que eu não estava por perto e comia o que queria,rsrsrs),e o resto do dia eu fazia essas coisas pra ele comer.Ele emagreceu 13 quilos em 2 meses e palavras dele:sem sacrifício.Também tomou suco de gelatina,mas como está um friozinho você pode tomar caldo de abóbora,milho ou ervilha(em lata),refogue uma cebola com uma colherzinha de óleo,bata no liquidificador o milho ou a ervilha ,coloque bastante água ,eu coloco 800 ml,caldo de legume(sem gordura)pimenta do reino e deixo ferver,fica aguado mesmo é so para aquecer o estômago e passar a vontade de comer.Meu esposo não fez exercício,mas andava a maior parte do dia,compra um mini step e faça exercício em casa mesmo.Coloque uma foto de uma mulher linda e magra (não vale pele e osso,pois não é nossa realidade)na geladeira ou na agenda e olhe quando tiver vontade de desistir.Se você conseguir emagrecer um quilo por semana já está no lucro.Fica com Deus.

    Responder

Comente!

Deixe uma resposta