Qual a melhor panela?


A pergunta do título não se refere a marcas de panelas, mas sim ao material com que são fabricadas. Lendo um artigo sobre o melhor tipo de panela para nossa saúde (Qual panela é melhor para nossa saúde?), achei que valia a pena falar disso aqui, pois não basta a gente comer bem, é preciso que o alimento esteja livre de contaminações.

Qual a menor panela?

Para resumir a estória, os melhores tipos de panela para preparar alimentos são vidro e ferro, cada um com suas vantagens e desvantagens. O vidro é o material mais livre de elementos tóxicos, praticamente zero, mas a desvantagem é que o material é frágil e exige muito cuidado para durar mais. E o ferro, que transmite suas propriedades aos alimentos, precisa apenas ser cuidado para que o alimento não seja deixado na panela, para evitar o excesso de ferro e o escurecimento.

Mas há panelas feitas de outros materiais, que precisam de maiores cuidados, como as panelas manufaturadas em aço inoxidável, as de ágata ou esmaltadas, as anti-aderentes, as de cerâmica, as de barro e as de alumínio (materiais citados na ordem do melhor ao pior para a saúde; mas isto não é definitivo, pois há outros aspectos a considerar, como o tipo de alimento a ser cozido e a manutenção do utensílio).

Pessoalmente, prefiro as de ferro e as de aço inoxidável. Também sinto que os alimentos ficam mais saborosos preparados nestas.

Mas também já morei na fazenda e a comida também era deliciosa quando feita em panelas de barro em fogão a lenha.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Qual a melhor panela?

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comente!

Deixe uma resposta