Por que as dietas falham


Talvez eu deva começar retificando o título deste texto. O mais coerente seria: por que as pessoas falham ao tentar dietas.

Não disponho de esstatísticas neste momento, mas creio que não seja exagero dizer que 99% das dietas que as pessoas começam são interrompidas ante a frustração resultante, ou então substituídas por outra um tempo depois devido ao fracasso em eliminar peso e manter o novo corpo.

Para entender por que as pessoas falham ao fazer dieta, é necessário entender a Psicologia da Obesidade. É preciso entender como a parte mais básica, mais essencial e irracional, da psicologia humana percebe a dieta. Será sempre de uma das duas maneiras (ou de alguma sorte de combinação delas): privação (escassez) ou punição.

Se a pessoa (muitos dizem “o organismo”, como se as pessoas fossem fragmentadas) cair no espaço de “punição”, é fácil ver o resultado: ela vai querer inconscientemente vingar-se, para provar quem manda em quem. Aí, adeus disciplina. Serão constantes “escapadinhas” que resultarão em milhares de calorias extra todo dia.

Já se a pessoa for para o sentimento instintivo de “escassez”, a consequência será a desaceleração do metabolismo: preparando-se para longos período de falta de alimento, o corpo passa a preservar as reservas de gordura.

Neste ponto evidencia-se a importância da prática de atividade física, que vai forçar a queima dessas gorduras, acelerando o processo de emagrecimento.

O assim chamado “efeito ioiô”, ou “efeito sanfona”, que também é uma evidência do fracasso das dietas, costuma ocorrer porque as pessoas não reconhecem que diferente de uma gripe, por exemplo, que se trata com remédios durante um curto período e depois abre-se mão deles totalmente, a obesidade requer controle constante.

Ou seja, ao atingir o objetivo da dieta (eliminar tantos quilos) a pessoa não pode simplesmente voltar aos hábitos antigos, porque vai recuperar todo o peso de antes e mais um pouco possivelmente.

Em outras palavras, para sair do lado dos 99% que fracassam e passar para o lado do 1% que se dá bem com sua dieta, é necessário estar permanentemente motivado, e para isso é necessário saber quais são as motivações mais instintivas que levam uma pessoa a comer em excesso. Dessa maneira não haverá dúvidas sobre quem manda no corpo: aquela pessoa que quer emagrecer para se sentir mais bonita ou ficar mais saudável, e não os medos e condicionamentos ocultos que só criam tristeza e insegurança.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Por que as dietas falham

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

2 comentários

  • patricia leitao:

    oi!

    achei super interessante este sitee estou cheia de duvidas e respeito do assunto.

    minha historia não deve ser muito diferente de outras pessoas mais resumir o mais rápido possível.

    bem, sempre tive problemas em manter o peso, sou uma pesso muito anciosa e tenho problemas de nervos desde pequena, o que controlei durante algum tempo, mais por incrivel que pareça meus maiores "picos" de perda e ganhos de peso esta sempre relacionado ao meu sentimental. tive tres fortes laços, o que sempre foi dificil pra mim me abrir para alguem o que acabou me levanbo de certa forma a decepção, mais a ultima foi ha tres anos atrás o que não consegui me recuperar, neste tempo aumentei 23 kl, perdi meu comercio, comecei a fumar, cheguei a tomar váqrios comprimidos por dia inclusive para insonia anormal, estou desempregada, e cabei me tornando minha maior vergonha,sinto vergonha até de sair na rua, as pessoas me cobram muito pelo fato de no passado ter tido um corpo invejável, talves isto seja minha maior depressão, parei defumar, de usar anti-depressivos, bebo apenas nos fins de semana dentro de casa agora, bom, preciso emagresser e arrumar um emprego, mais não sei se ainda tenho forças pra isto. desde o termino deste relacionamento não tive outro namorado, até por não querer fazer comparações, mais a falta de afeto mexe muito comigo! carrego tambem na memoria a ingratidão e a traição do meu parceiro na memoria.

    Preciso superar tudo isto! mais o que preciso primeiro é ter vaidade de volta, preciso desesperadamente EMAGRECER!me ajudem! estou pesando hoje 93 kl

    aguardo alguma resposta

    sem mais

    Patricia

    Responder
    • Denise:

      ola Patricia,
      pergunto-me se vc irá ler esta resposta tanto tempo depois de ter escrito, espero que alguém tenha dito alguma coisa, pois depois de ler o seu testemunho, é impossível desligar esta página e seguir em frente sem dizer uma palavra.
      O que vc mais precisa, é de recuperar o seu amor próprio, seguir em frente e perdoar. Não há nada pior para as nossas vidas do que acumular ingratidões, traições e rancor. Pense que o maior peso que voce carrega é esse mesmo!! quando se conseguir livrar desse peso, verá que vai ser muito mais fácil livrar-se dos kilos a mais. Perdoe! Tem uma vida à sua frente para usufruir de outras experiencias mais agradáveis, e tenho a certeza que vc quer isso.
      Egoísmo é uma coisa detestavel, mas tenho de dizer, neste momento, vc tem de pensar em si e na sua vida. Não está sozinha no mundo. Liberte-se desses tormentos, perdoe, e depois trate de si, cuide-se, perca peso, ganhe saúde, recupere a mulher linda que ainda há em si!!
      Não tente dietas – são temporárias. Mude a sua alimentação e os seus hábitos, para toda a vida, e vai ver que a vida vai sorrir-lhe de novo.
      Não se esqueça, ninguém o fará por si. Voce consegue! Muita força!!

      Responder

Comente!

Deixe uma resposta