IMC54: a Luta para Perder 80kg


Navegando em busca de informações sobre a cirurgia bariátrica, ou de redução de estômago, ou encurtamento do intestino, acabei encontrando o IMC54, o blog em que o Bira, um mineiro simpático demais da conta, narra toda a sua trajetória antes e depois da cirurgia.

Sugiro que leia todo o blog, a começar por Começa a peleja, quando ele comunica da decisão. Os posts seguintes contêm dados sobre os exames que compõem o pré-operatório, a preparação para a cirurgia, a importância dos amigos e familiares, a fragilidade que se coloca sobre o paciente, a dor, que segundo o próprio Bira é inimaginável para quem apenas lê e ouve a respeito.

Pessoalmente, não imaginei que o pós-operatório fosse tão complicado, que a cirurgia fragilizasse tanto. Fiquei receoso, certamente. Sorte do Bira que tem a Dani que lava o fusca todo dia (leia o blog para entender).

Aproveitando o ensejo: eu gostaria de coletar depoimentos de pessoas que passaram por algum processo de emagrecimento, com ou sem medicamentos, com ou sem cirurgias, para que aqueles que, como eu, têm dificuldade de passar pela primeira semana de atividade física, ou de manter a disciplina com uma dieta à base de vegetais saudáveis, possam encontrar motivação para perseverar. Se este é o seu caso, deixe um comentário aqui ou me envie um e-mail (janio@sarmento.org) e me conte sua história. Obrigado!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IMC54: a Luta para Perder 80kg

Tags: , ,

4 comentários

  • Bira:

    Prezado Jânio;

    valeu pela referência ao Blog e por suas palavras.
    Meu objetivo desde o princípio foi fazer do blog uma forma de compartilhar o que eu estava vivendo com pessoas que ainda iriam passar por tudo aquilo e de abrir um canal para quem já tinha vivido, me passar ´suas experiências.

    Felizmente isto tem acontecido e a coisa cresceu de uma forma tão bacana que hoje tenho uma comunidade no orkut dedicada à Cirurgia Bariátrica, o endereço para quem quiser participar é http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30414907 .

    Quanto ao fato de uma pessoa optar por fazer a cirurgia bariátrica (redução do estômago) eu posso dizer que tem de ser algo muito pensado, pesquisado, motivado por necessidades reais, de saúde, sejam elas físicas ou mentais.

    Estou á disposição para trocar idéia com quem tiver interesse sobre o tema.

    Abraços

    Bira

    Responder
  • Ana Paula:

    fiz a cirugia de estomago, aberta a 55 dias estou muito bem graças a um deus poderoso e um médico maravilhoso, os primeiros dias não são faceis mas vale a pena todo o esforço e paciencia pois temos que ter muita principalmente na hora de mastigar! recomendoooooo vale a pena!!!!

    Responder
  • Roberta Santos:

    Não sei ao certo se meu caso realmente é o tipo de relato que você pretendia ler (…) Mais uma vez, desculpe por tanto escrever!

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Roberta.

      Teu depoimento é valiosíssimo, e teu papel de partilhar essa dor e esse conhecimento aprendido a tão alto preço (tua saúde) fica muito melhor numa página só para ele.

      Tomei, portanto, a liberdade de publicar teu texto na forma de "post" aqui no blog. Veja como ficou:
      http://emagrecer.sarmento.org/emagrecer-com-fempr

      Responder

Comente!

Deixe uma resposta