Efeitos das dietas: constipação


Quem resolve fazer uma dieta, principalmente quando acompanhada de medicamentos como a sibutramina, normalmente fica sujeito a certos efeitos colaterais desagradáveis, entre eles a constipação, que se caracteriza pela diminuição da freqüência com que a pessoa faz número dois, ou o ressecamento deste.

A constipação é causada pela “excessiva” absorção de água do bolo alimentar, durante o processo da digestão, o que faz com que o número dois chegue ao final do intestino muito ressecado. As aspas em torno do “excessiva” são porque regra geral o organismo é sábio, e se ele absorve mais água, é porque de mais água necessita.

A ingestão de água (da torneira, mineral, ou na forma de sucos e chás) pode ajudar bastante a combater este efeito desagradável, mas pode não ser suficiente para regularizar as funções intestinais da pessoa.

Você precisa se cuidar e consultar seu médico ou nutricionista sobre como evitar esse problema.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Efeitos das dietas: constipação

Tags: , , , , , , , ,

4 comentários

  • Leonardo Cabral:

    Acompanhamento médico é sempre essencial em uso de medicamentos e dieta. Infelizmente as pessoas não levam a sério essa prática e “partem” pra dieta por conta própria o que só piora os efeitos colaterais que principalmente os medicamentos possuem. Além de muito líquido (mais do que o habitual), exercícios físicos ajudam muito na constipação já que ajudam no funcionamento do sistema digestivo e claro no emagrecimento já que esse é o objetivo da pessoa.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      @Leonardo Cabral: É verdade. Este seu comentário é o parágrafo que eu gostaria de ter incluído no texto mas esqueci. 🙂

      Responder
  • danielle cristina ro:

    quero emagrecer 20 quilos por isso vou fazer uma simpatia de chico xavier gostaria que desse serto…ja publiquei

    »crosslinked«

    Responder
  • Manoel Sávio:

    Uma boa dica pra melhorar o fluxo intestinal é consumir mamão, melancia e abacaxi. Eu consumo essas frutas todos os dias, tanto ao natural quanto na forma de suco. E nem precisa colocar água. Bate no liquidificador a fruta pura, pois elas ja contem muita água. Fica um suco "espesso" mas totalmente saudável. Se vc tentar bater sem a água e ficar muito difícil pra o liquidificador processar acrescente somente um pouco de água,apenas pra ajudar na diluição.

    Responder

Comente!

Deixe uma resposta