DM9 ridiculariza gordos e aposta no preconceito


Como meus leitores mais freqüentes sabem, eu vivo, entre outras atividades, dos meus blogs. E uma das maneiras mais rentáveis de se trabalhar com blogs é recebendo dinheiro para escrever sobre determinados assuntos (apesar de ter gente que o-de-i-a posts pagos). Só que da DM9 é bem provável que eu nunca receba uma proposta para receber dinheiro para dar minha opinião, por um simples motivo: eu sou gordo, e gordo pra eles é motivo de piada e desrespeito.

A estória toda é a respeito de um vídeo produzido pela agência para um cliente (Cia Athletica, ou coisa assim) que compara os gordos a outdoors ambulantes, ridicularizando a nossa situação.

Honestamente, não consigo entender como uma agência do quilate da DM9 comete uma asneira dessas, e menos ainda entendo como uma empresa com cacife para pagar a DM9 aprova uma peça desse jaez.

De minha parte, admito que eu não me incomodaria tanto assim, devido ao fato de que acho que as pessoas têm mesmo de aprender a rir de si mesmas. Mas o vídeo é sem graça, absurdo, ridículo. Se tivesse um pouco de bom gosto, de forma a não ser ofensivo, não faria mal algum. Mas não foi o caso. Se eles tivessem feito um filme assim ridicularizando os pretos, o próprio Ministério Público teria caído de pau em cima, garanto.

Enfim, eu nunca me inscreveria numa academia que desrespeita os seres humanos dessa maneira, independente do fato de eu ser gordo ou não.

Para quem ainda não viu, segue abaixo a materialização do mau gosto:

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

DM9 ridiculariza gordos e aposta no preconceito

Tags: , , , , , ,

12 comentários

  • Meu Google Reader (13/05 – 19/05) | 30 & Alguns:

    […] da semana: País como o nosso, não se leva a sério;  Ação Global, exercendo a cidadania!;  DM9 ridiculariza gordos e aposta no preconceito; Doação de órgão em vida – João Pedro foi salvo […]

    Responder
  • angel:

    Achei esse blog por acaso, viva o google!

    Quero parabenizar o criado do blog q traz materias interessante e não apenas fika tentando ludibriar as pessoas com formulas milagrosas p/ emagrecer, pois não existem.

    Acho um tremendo desrespeito com as pessoas, independente de como elas sejam, pois qualker forma de descriminação naum deve ser feita. Sempre penei na escola qdo criança pois era taxada de magricela tive vários apelidos, e odiavaaaa tremendamente.

    Agora partindo do pressuposto de q uma academia esta fazendo uma propaganda negativa para com os obesos, isso só irá afasta-los mais ainda da academia, pois eles estarão achando q lá eles serao discriminados.

    »crosslinked«

    Responder
  • RMF:

    Dae Jânio meu camarada como andas? – espero que tudo bem amigo, desculpe o tempo afastado a correria da vida como sempre, é triste ver uma história como essa (não ví achei o link do vídeo) mas mesmo assim é inconcebível que ainda hoje haja preconceito, principalmente no Brasil, com uma divergência étnica enorme e também também com tanta tentativa de conscientização desse tipo de anti-cultura, para mim preconceito é coisa dos tempos de Don Pedro e quem ainda tem ainda está por lá 500 anos de muitas outras pessoas.

    Agradeço muito pela informação meu mano, curto muito seu blog, sua inteligência, sua consciência, honestidade nas palavras e ainda mais o apoio que dá a todos nós, só para te informar continuo firme e forte no meu tratamento, completei 4 meses do mesmo e já eliminei 40Kg no momento o maior problema é, não tenho mais calças pra usar e ando passando um baita frio aqui no Sul de SC hauhauauhaa

    Um abração amigo e tudo de bom para você e para todos aqui, força e muita paz a todos.

    Responder
  • Denise Carceroni:

    Lamentável que uma empresa como Cia Athlética aprove um vídeo assim. Que tal uma campanha do mesmo naipe usando pessoas com câncer? Sim!!!! Para mim não faz diferença, ambas são doenças, com etiologias diferentes, é claro, mas aqueles que sofrem com elas merecem o mesmo respeito.

    Responder
  • Fique INforma » Blog Archive » Academia: gordo não entra!:

    […] Para reforçar ainda mais essa imagem uma grande rede de academias permite a veiculação de uma campanha publicitária, no mínimo preconceituosa, como bem disse o Jânio do Blog […]

    Responder
  • lia:

    obesidade é doença, eles não devem discriminar pessoas doentes .. tem que ser punidos

    Responder
  • ACE MAN:

    Bom primeiro queria dizer uma coisa.Como a DM9 ridiculariza os gordos se o dono da agência tem problema com o peso também, bem rídiculo as pessoas quem falam sem antes saber o que estão falando, ou nem ao menos saber o que está interpretando.

    Já dá para ver o quanto você entende de publicidade e se fala tanto de "precoceito" aqui, então por que usam.É só ler e ver o que falaram.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Se você tivesse culhões suficientes para assinar o comentário com sue próprio nome, seria de se pensar no que você diz.

      Mas como não é o caso, como você apenas vomitou um monte de palavras sem nexo e assinou com um pseudônimo (provavelmente o e-mail é falso também, não me admiraria), só está dando dando mostras do quanto você é ridículo, muito mais que a campanha em questão.

      Você parece entender tudo de propaganda, mas não parece entende merda nenhuma de ser homem.

      Responder
  • raphael:

    Uma pessoa obesa e sedentária é tão culpada quanto uma pessoa fumante e com problemas respiratórios.

    Por que as imagens no cigarro não são criticadas?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Do que você está falando, especificamente? Daria para ser mais específico?

      Responder
    • Denise Carceroni:

      Oi Raphael,

      Vale lembrar que fumar é uma opção que pode levar a desenvolver doenças respiratórias, sim essa pessoa é responsável por seu estado de saúde.

      Nem todo gordo é gordo apenas por comer muito e ser sedentário. Sugiro à você que acompanhe as pesquisas sobre obesidade para entender que trata-se, na maioria das vezes, de um problema metabólico. Existem muitas variáveis, poderia citar como exemplos diferenças na flora intestinal, modificações no hipotálamo, deficiência na secreção de hormônios, peso ao nascer, fatores hereditários que somados aos hábitos de vida modernos causam o aumento da obesidade. Sabendo que nem sempre esses hábitos tem relação com alimentação e sedentarismo, por exemplo quem dorme menos tem maiores chances de engordar.

      Um bom lugar para começar a entender como essas coisas funcionam é a ABESO: http://www.abeso.org.br, mas não se anime muito, pois nào existe ainda uma relação de causa e efeito como no caso do cigarro. Os cientistas ainda tem muito o que pesquisar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  • Fábio:

    Acredito que existam gordos e GORDOS…são diferentes problemas com diferentes resoluções, o problema ta na frase do amigo ali: "Uma pessoa obesa e sedentária é tão culpada quanto uma pessoa fumante com problemas respiratórios…"

    O tratamento pra isso, é tratamento de VÍCIO, não simplesmente emagrecer, o intuito não está em ficar com o corpo socialmente aceitável, coisa que quem é magro geralmente pensa de pessoas com sobrepeso, o intuito é tirar o vício da pessoa, que traz muitos à saúde, principalmente aos obesos…

    Comerciais desse tipo só fazem com que a pessoa com o problema se sinta de certa forma constrangida, pois sabe que as pessoas não só reparam, como fazem piadas e afins, atrapalhando SIM e MUITO no desenvolvimento da pessoa, principalmente se esta pessoa ainda for jovem (adolescentes), pode acabar criando bloqueios e medos que só vão literalmente FODER com a vida…

    Não julgo quem vai em academia pra ficar pagando de fodão, só peço que respeite aos que tem esse problema, assim como nós respeitamos a quem paga mais de R$100,00 por mês simplesmente pra se sentir socialmente aceitável, puro objeto de modismo..

    Eu pessoalmente costumo não dar a mínima pra nada disso e seguir minha vida tranquilamente, mas conheço muitas pessoas que são lesadas justamente por esse tipo de atitudes….até o dia que alguém tomar uma atitude mais "séria"…

    Responder

Comente!

Deixe uma resposta