Cuidado com a Internet!


Infelizmente, este não é um blog que tenha muitos leitores fiéis. Até houve uma galera que se formou em torno de um ou dois artigos do passado, mas o fato é que atualmente o Emagrecer vive dos leitores que encontram nossos textos no Google ou outros buscadores.

Essa característica do blog, contudo, nos permite identificar uma tendência muito preocupante. Embora muita gente já tivesse falado, eu próprio me recusava, até então, a acreditar que as pessoas procurassem na Internet as respostas que deveriam buscar em seus médicos e nutricionistas.

Analisando algumas das consultas que as pessoas fazem e pelas quais chegam aqui, encontramos algumas singularidades dignas de comentário.

  • Cibutramina: está errado, gente; o certo é sibutramina.
  • Dieta dos pontos: aqui no Emagrecer é uma piada, mas de fato os “pontos” são um sistema de contagem de calorias facilitado. Ao invés de dizer que o paciente precisa fazer uma dieta de 800 calorias, ele diz que a dieta será de 80 pontos (por exemplo).
  • Quantos quilos por mês vou emagrecer tomando sibutramina? Este é o tipo de pergunta que nenhum site sério na Internet vai responder. Qualquer pessoa de bom senso sabe que o que emagrece é a reeducação alimentar e a mudança de hábitos, e a sibutramina é apenas um coadjuvante. Cada organismo vai responder de uma maneira, e como sibutramina é um neurotransmissor, nada de comprar sibutramina no Paraguai, entenderam? Estamos falando do seu cérebro!
  • Dieta para emagrecer rápido: esta é outra coisa crítica que andam buscando na Internet. Dietas hipocalóricas só devem ser feitas mediante acompanhamento médico conveniente.
  • Anfepramona quanto tomar: anfepramona é o nome genérico de remédios como o Hipofagin, o Dualid e o Inibex, sinônimo de dietilpropiona e benzoiltrietilamina. É um medicamento fortíssimo, do tipo inibidor de apetite, e causa efeitos colaterais como boca seca, constipação intestinal, nervosismo, insônia e alterações de humor. É exatamente o tipo de medicamento que jamais deverá ser consumido sem orientação médica adequada. Sem entrar muito em detalhes, posso dizer que na época que minha mãe tomava Hipofagin ela uma vez teve um desmaio e caiu dentro de casa. Meu irmão era bem pequeno, mas felizmente teve presença de espírito para telefonar para nossa tia que se preocupou em ver o que estava acontecendo, conseguindo chegar à nossa casa em tempo para prestar socorro.

Estas foram as principais buscas feitas no Emagrecer durante um dia de pesquisas na internet. É preocupante que as pessoas estejam buscando nos lugares errados informações importantíssimas para seu estado de saúde, principalmente se este estado se associa à necessidade de emagrecimento. Espero que caiam aqui, e conscientizem-se de que com saúde não se brinca, nem se correm riscos desnecessários. E que leiam os artigos mas lembrem que nossas dicas aqui nunca vão substituir a consulta a um profissional de nutrição ou ao médico.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cuidado com a Internet!

»crosslinked«

Tags:

5 comentários

  • Rafael:

    Nossa!

    Esse é o post perfeito para chamar paraquedistas do google hein

    mas igual, aproveite as visitas

    Responder
  • ildeu:

    parabéns pelo post! tomara que todos os paraquedistas caiam aqui mesmo! e tomara que pelo menos 50% desistam ao ler seu post! grande abraço.

    Responder
  • July:

    Adorei o que vc escreveu !! Espero que surta efeito nas pessoas.

    Responder
  • Sofia:

    muito interessante, gostei muito! principalmente pela parte da sua mãe está viva!

    Responder
  • Laís:

    Muito bom, gostei bastante. Já tomei alguns comprimidos de sibutramina uma vez, não sabia que poderia estar correndo risco.
    Acabei emagrecendo apenas com uma dieta leve, e sem ajuda de nenhum medicamento.

    Responder

Comente!

Deixe uma resposta