Conversa de Farmácia


O presente texto foi retirado do livro “Meu Truque para Emagrecer sem Fazer Regime” de Danielle Chevalier; infelizmente não posso dar mais detalhes sobre a publicação (que deve ser de uns vinte anos atrás) porque o exemplar que tenho me chegou às mãos sem capas, sem prefácio, sem índice, apenas as páginas de números 15 a 211 (outro dia encontrei um exemplar à venda, nesta página de ofertas).

“Sra A: — Dê-me ainda uma caixa de chá Y. Acho que me fará bem.

Farmacêutica: — A senhora já terminou sua segunda caixa? Quantas vezes por dia tem tomado este chá? A senhora sabe que uma xícara à noite, ao se deitar, é suficiente para estimular os rins, e assegurar uma boa alimentação…

Sra A: — Sim, sim, eu sei, mas como não estava fazendo efeito algum, agora eu tomo também pela manhã e durante o dia. Eu urino bastante e tenho certeza de que vou emagrecer.

Farmacêutica: — Para emagrecer eu aconselho a vigiar sua alimentação, pois utilizando diuréticos demais a senhora vai desarranjar os rins e perder muitos sais minerais.

Sra A: — Como assim?

Farmacêutica: — Os diuréticos, em excesso, drenam o fósforo e todos os sais minerais, de que nós precisamos. Não se deve abusar.

Uma Cliente: — A mim indicaram uma fórmula genial para emagrecer: comer apenas um tipo de alimento por dia.

Sra A: — Como assim?

A Cliente: — Num dia como coelho assado, no outro dia laranjas, no outro feijão verde e no outro nada além de picadinho de carne… Parece que se perde um quilo por semana!

Farmacêutica: — Nós perdemos, sobretudo, o juízo com um regime como este. Experimente nutrir sua família dessa maneira; você verá o que acontece!

Sra A: — Na minha casa, ao fim de três dias será o caos! Eu prefiro meu chazinho.

Farmacêutica: — Sim, mas vá com calma e, sobretudo, não tenha ilusões: você não perderá sua gordura dessa maneira!”

Este é o primeiro texto de uma seção que resolvi chamar de ficção, mas no livro de onde foi retirado a autora afirma que é uma conversa ouvida realmente numa farmácia. A mim, naturalmente, parece muito verossímil, pouco importando se é ou não fato.

Afinal, quantos de nós — fofinhos, gordos e obesos — já não acreditamos que realmente existam fórmulas mágicas para emagrecer? Quem já não passou dias e dias seguindo rigorosamente aquela dieta estapafúrdia que viu na revista de fofoca ou na tevê?

Bem, eu nunca fiz isso. Sempre que fiz dieta foi com acompanhamento de médico ou de nutricionista. Não estou com isso dizendo que sou mais esperto ou responsável que a maioria dos fofos desesperados que tentam estes expedientes. Estou dizendo apenas que sou muito preguiçoso e inimigo do sacrifício para tentar uma dieta sem ter orientação de um profissional capacitado e que, acima de tudo, conheça meu histórico médico e saiba interpretar com perícia os resultados de um exame ou teste.

E você? Que estória ou história absurda de gente fazendo dietas malucas você tem para contar?

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Conversa de Farmácia

»crosslinked«

Tags:

11 comentários

  • Vitor Hugo:

    Cada vez que falam em diuréticos para emagrecer me dá urticárias! Se soubessem e se fosse divulgado para qual finalidade é destinado os medicamentos dessa classe e seus efeitos colaterais, não seriam usados dessa forma desenfreada.

    Responder
  • Janio Sarmento:

    Vitor Hugo, que maravilha te ver comentando por aqui!

    Creio que os leitores do Emagrecer apreciariam um bocado se alguém informasse dos efeitos dos diuréticos. Se quiser escrever um post e linkar aqui, escrever um post aqui, ou deixar um breve comentário, está valendo, e ficamos todos muito agradecidos. O importante é divulgar e conscientizar.

    A propósito, te incluí numa "brincadeira" que está rolando na blogosfera. Não precisa aceitar o convite, mas se topar não esqueça de "convocar" mais cinco amigos no final. 🙂

    Responder
  • Emagrecimento » Conversa de Farmácia:

    […] Original post by Janio Sarmento and software by Elliott Back […]

    Responder
  • Jú:

    Jânio, os diuréticos são usados contra a hipertensão arterial e para tratamentos de doenças cardiovasculares. Existem varios tipos de diuréticos, e todos eles diminuem a absorção dos MINERAIS, pois eles são eliminados antes de passar pelo caminho natural que eles passariam. Como os minerais (como o SÓDIO por exemplo), retem água, os diuréticos nos fazem urinar mais, eliminando assim os minerais e gerando varios efeitos adversos, como cefaleia, hipotensão, cansaço…
    Isso foi um rapido comentario, só pra você entender mais ou menos o mecanismo. Se quiser depois me mande 1 e-mail que te explico mais detalhado os efeitos e o mecanismo de ação!
    Beijos

    Responder
  • josiane machado:

    gostaria de +informacao sobre o livro estou enteressadisima me ajude a conseguir

    josiane bjs

    Responder
  • Arlys Jerônimo:

    OS diuréticos, comumente utilizados para o emegrecimento acelerado não passa de um grande engoldo. Eles auxiliam sim na redução do pesso a primeira vista poré, isso não que dizer que você esteja emagrecendo e sim perdendo líquidos que serão logo repostos. Outrossim afirmo que, através da utilização dos diuréticos você poderá adiquiirir diversas reações patológicas como: Hipotensão, distrofia renal, inclusive levando sala de hemodiálise, envelhecimento precosse, desidratação, problemas cardíacos, hipoglicemia, perda de potácio, sódio e outros minerais excencias para o bem funcionar das células. Desta maneira, concluo dizendo que, para se ter uma boa qualidade de vida e um emagrecimento saldável, nada melhor é do que ter uma alimentação balanceada (que se resume a pratos coloridos), água em abundância, exercícios físicos moderados, evitar "tirar uma sesta" após as refeições e ser feliz com sigo mesmo. A depreção é um importante fator na maximização da predisposição a obesidade por diversos fatores.

    Quem quiser mais detalhes sobre como emagrecer com saúde é só me mandar um e-maisl: *** e-mails não são permitidos aqui ***. Tenha certeza que conheço do assunto pois consegui emagrecer 40 Kg em um ano o hoje sou mais felliz comigo mesmo.

    Ass.: Acd. Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Carneiro.

    Responder
  • Luciana:

    como é que faz para emagrecer ?

    Responder
  • Mari:

    Por que “não é permitido” escrever “porque, você,também” de modo ëncurtado (o não na-um, aqui com k eu concordo) e “pode” escrever precosse, pesso, EXCENCIAS e essas coisas ? Melhor “ëncurtar” as palavras de forma “certa” do que,digamos, reinventá-las.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Porque quem manda aqui sou eu, e eu decido o que quero pro meu blog.

      Responder
  • Paty:

    Olá Jerônimo, gostaria de saber algumas dicas para emagrecer, por favor você poderia entrar em contato pelo meu email, eu não encontrei o seu email para me comunicar com você!
    Obrigada!

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Não se permitem trocas de e-mails ou de telefones nesse espaço. Por favor, utilize os comentários para que todos possam se beneficiar de suas dúvidas e dicas.

      Responder

Comente!

Deixe uma resposta