Adolescentes: dormir pouco pode engordar!


Pouco tempo de sono pode provocar aumento de peso em adolescentes

O que pouco sono tem a ver com excesso de peso em adolescentes?
É que dormir menos que oito horas por noite durante a semana faz com que os adolescentes aumentem o consumo de alimentos gordurosos e lanches super-calóricos.

Que é algo que não acontece com aqueles que dormem mais e melhor.

E o excesso de comidas desse tipo provoca ganho de peso com o tempo, por causa dos maus hábitos alimentares, de acordo com Susan Redline, M.D., autora do estudo que comprovou esse problema (ela é professora de medicina do sono na conceituada Harvard Medical School, em Boston).

Na verdade, a relação entre menos sono e mais peso não é direta; o estudo fez a conexão de forma indireta: descobriu-se que os adolescentes obesos dormiam menos que os não obesos, e se alimentavam mal.

Embora a questão também não seja tão simples, pois há hormônios envolvidos, além de costumes sócio-culturais, como por exemplo ter alimentos não saudáveis à disposição no lar. Mas resta o fato de que aqueles que dormem menos tendem a ingerir mais alimentos gordurosos e calóricos.

E que duas coisas com certeza devem estar na pauta dos pais de adolescentes: uma boa noite de sono e alimentos saudáveis contribuem bastante para a saúde das crianças.

Para ler o artigo completo em inglês no site da CNN, clique neste link.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Adolescentes: dormir pouco pode engordar!

Tags: , , , , , , ,

Comente!

Deixe uma resposta