salada

Você conhece a dieta do vinagre?

Há notícias frequentes sobre as propriedades emagrecedoras do vinagre.

Hoje apareceu mais uma matéria sobre o assunto (na revista Corpo a Corpo), enfatizando o número de celebridades que tem aderido a esta ideia.
Diz a matéria que há estudos que comprovam que o vinagre acelera o metabolismo, aumenta a saciedade, melhora as funções do intestino e limpa o organismo.

O foi que foi estudado até agora foi o consumo de 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre, puro ou misturado à água, antes das duas refeições mais importantes (almoço e jantar): essa ingestão provocou perda de peso nos participantes do estudo.

Especialistas recomendam que o vinagre pode ser ingerido puro, como condimento de saladas ou massas, ou diluído em água e até adoçado com mel.

Food salad by Leon Brooks

De qualquer forma, ele continua mantendo suas propriedades.

Foi comprovado que a ingesta de vinagre produziu redução do índice glicêmico no sangue (veja aqui o que é glicemia); o vinagre tem elementos como magnésio, ferro e potássio, além de vitaminas e sais minerais.

Atenção: quem tem gastrite ou úlcera deve evitar o consumo de vinagre. Se você não sabe se tem algum desses problemas, consulte seu médico antes de iniciar o consumo, que não deve exceder a 3 colheres de sopa por dia.

Depois de tudo isso e se você não tem problemas, pode escolher seu vinagre preferido, pois há muitos no mercado: vinagre de vinho tinto, branco, vinagre de maçã, de arroz e balsâmico (a matéria citada acima tem mais detalhes sobre isso).

O vinagre de maçã é o menos ácido e é um pouco adocicado.

Use vinagre em saladas de verduras e legumes, sopas, molhos e carnes, da maneira que você gostar mais.

De novo, não custa lembrar: na dúvida, consulte seu médico ou pelo menos um nutricionista. Uma segunda opinião é sempre válida, principalmente se for de especialista da área de saúde ou nutrição (não só neste caso, mas em qualquer outro).

*

Se você já utiliza o vinagre para emagrecer, conte-nos sobre isso nos comentários.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

»crosslinked«

Deixe uma resposta