Sobre perda de líquido corporal e emagrecimento

Lendo o artigo sobre a questão do emagrecimento em sauna, decidi tecer algumas considerações sobre este assunto.

Convivo há muitos anos, mais de uma década, com professores de Educação Física.

E aprendi com eles que as pessoas confundem facilmente perda de líquido corporal com emagrecimento por queima de calorias, embora as duas coisas possam acontecer ao mesmo tempo.

Birthday Splash

Eles me ensinaram que a única solução para esta confusão está no fato de que precisamos ter consciência que essas coisas não se misturam.

Uma pessoa pode perder muito líquido através do suor ao praticar atividades em locais quentes, como caminhar ao sol ou mesmo estar numa sauna.

Mas por mais líquido que a pessoa perca, isso não significa emagrecimento.

O emagrecimento só acontece quando a atividade física leva à queima de gordura. E isso só é possível a partir de um tempo mínimo de atividade continuada, que é de 20 minutos, pois só aí o corpo começa a entrar em processo fisiológico de demanda de energia extra para a atividade.

Assim, o que conta mesmo no exercício para a queima de calorias é o tempo que ele é mantido depois dos 20 minutos (a menos que as pesquisas nesta área tenham mudado recentemente, este ainda é o parâmetro).

A importância de saber diferenciar perda de líquido de queima de caloria está no fato de que esta confusão pode levar uma pessoa à desidratação ou até à insolação (súbita elevação da temperatura corporal, de maneira descontrolada, aumento da pulsação, pele vermelha, tonteira, náusea e até mesmo inconsciência).

Ou seja, ao praticar exercícios físicos, a pessoa precisa se manter hidratada (ingerir líquido), pois só a hidratação adequada fornece ao organismo líquido suficiente para ele manter sua temperatura dentro do normal, literalmente refrigerando o corpo.

Desta maneira, a pessoa pode praticar atividade física por mais tempo, regularmente repondo o líquido perdido, e se concentrando no que está fazendo, o que a fará queimar mais calorias.

Apesar de ser um leigo na matéria, posso dizer que bom senso e rehidratação não fazem mal a ninguém, ainda mais num país tropical como o nosso. E principalmente pelo fato de que esquecer de tomar água é uma coisa muitíssimo comum entre nós. Por isso é bom lembrar que a água tem função importante na lubrificação das articulações também.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

Deixe uma resposta