Sauna emagrece?

Homem tomando saunda em Helsinque

Homem tomando saunda em Helsinque

Quem está em sobrepeso e resolve envidar esforços para emagrecer normalmente acaba por assumir para si alguns mitos como se fossem verdade, sem se darem conta de que podem muito facilmente estar pondo em risco sua saúde.

Desde que foram inventadas as saunas têm sido muito populares como uma ferramenta de relaxamento (elas foram criadas com esse intuito: relaxar os músculos e aliviar o estresse e a tensão acumulados dia após dia). Algumas pessoas, entretanto, passaram a notar outros efeitos oriundos da prática da sauna, para mais além do simples relaxamento.

Especificamente, houve gente que percebeu redução de peso como resultado das saunas.

Muitas pessoas — eu incluso — recusam-se a acreditar nesses relatos de perda de peso devido ao uso da sauna. A despeito dessa incredulidade, os relatos de perda de peso por uso da sauna nunca cessam, e isso por si só deve nos fazer pensar e pesquisar. E pesquisando descobri que há estudos que sugerem que a alta temperatura da sauna não só atua no tecido muscular como também nos tecidos gordurosos do corpo.

Mas, de fato, seria tolo demais acreditar que o calor da sauna seja capaz de derreter a gordura corporal. O que realmente acontece é que a sauna possibilita ao organismo livrar-se do excesso de sais acumulados por meio da sudorese.

E tal efeito resulta em perda de peso porque nem todo o excesso de peso corporal é formado por gordura — uma boa parte pode ser causada por retenção de líquidos. E excesso de sal no organismo implica retenção de água, que tem massa e por isso se reflete na balança.

Retenção de líquidos implica sobrepeso

Retenção de líquidos implica sobrepeso

De maneira resumida, quando uma pessoa consome sal em excesso, este fica depositado sob a pele, e para que ele se mantenha atóxico para o organismo será necessária água. Quanto mais sal o sujeito acumular sob a pele, mais o corpo necessitará reter água.

Como ao propiciar sudorese (secreção de suor) a sauna ajuda o organismo a eliminar sal, junto ele pode livrar-se da água que estava acumulada por causa dese sal.

Ou seja, para usufruir da perda de peso propiciada pela sauna, deve-se reduzir o consumo de sal ao mínimo (zero de sal marinho seria o ideal, pois todos os alimentos orgânicos apresentam quantidades de sais minerais adequadas ao corpo humano).

Como não poderia ser diferente, devo terminar este texto com uma recomendação importante: por mais que pareça uma atividade simples e inocente, antes de tomar saunas consulte seu médico e peça uma avaliação e orientações especificamente para este fim. É comum que os obesos tenham problemas cardíacos, respiratórios e/ou circulatórios associados, e a exposição à alta temperatura da sauna e aos banhos frios intercalados pode trazer efeitos colaterais indesejados, que podem até mesmo levar ao óbito.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

23 Comentários

Deixe uma resposta

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.