2710672551_256ebd5819

Sauna emagrece?

Homem tomando saunda em Helsinque
Homem tomando saunda em Helsinque

Quem está em sobrepeso e resolve envidar esforços para emagrecer normalmente acaba por assumir para si alguns mitos como se fossem verdade, sem se darem conta de que podem muito facilmente estar pondo em risco sua saúde.

Desde que foram inventadas as saunas têm sido muito populares como uma ferramenta de relaxamento (elas foram criadas com esse intuito: relaxar os músculos e aliviar o estresse e a tensão acumulados dia após dia). Algumas pessoas, entretanto, passaram a notar outros efeitos oriundos da prática da sauna, para mais além do simples relaxamento.

Especificamente, houve gente que percebeu redução de peso como resultado das saunas.

Muitas pessoas — eu incluso — recusam-se a acreditar nesses relatos de perda de peso devido ao uso da sauna. A despeito dessa incredulidade, os relatos de perda de peso por uso da sauna nunca cessam, e isso por si só deve nos fazer pensar e pesquisar. E pesquisando descobri que há estudos que sugerem que a alta temperatura da sauna não só atua no tecido muscular como também nos tecidos gordurosos do corpo.

Mas, de fato, seria tolo demais acreditar que o calor da sauna seja capaz de derreter a gordura corporal. O que realmente acontece é que a sauna possibilita ao organismo livrar-se do excesso de sais acumulados por meio da sudorese.

E tal efeito resulta em perda de peso porque nem todo o excesso de peso corporal é formado por gordura — uma boa parte pode ser causada por retenção de líquidos. E excesso de sal no organismo implica retenção de água, que tem massa e por isso se reflete na balança.

Retenção de líquidos implica sobrepeso
Retenção de líquidos implica sobrepeso

De maneira resumida, quando uma pessoa consome sal em excesso, este fica depositado sob a pele, e para que ele se mantenha atóxico para o organismo será necessária água. Quanto mais sal o sujeito acumular sob a pele, mais o corpo necessitará reter água.

Como ao propiciar sudorese (secreção de suor) a sauna ajuda o organismo a eliminar sal, junto ele pode livrar-se da água que estava acumulada por causa dese sal.

Ou seja, para usufruir da perda de peso propiciada pela sauna, deve-se reduzir o consumo de sal ao mínimo (zero de sal marinho seria o ideal, pois todos os alimentos orgânicos apresentam quantidades de sais minerais adequadas ao corpo humano).

Como não poderia ser diferente, devo terminar este texto com uma recomendação importante: por mais que pareça uma atividade simples e inocente, antes de tomar saunas consulte seu médico e peça uma avaliação e orientações especificamente para este fim. É comum que os obesos tenham problemas cardíacos, respiratórios e/ou circulatórios associados, e a exposição à alta temperatura da sauna e aos banhos frios intercalados pode trazer efeitos colaterais indesejados, que podem até mesmo levar ao óbito.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

24 comentários em “Sauna emagrece?”

  1. ola sou o jairo tenho 49 anos ,1mt 87 peso 170 kls,estou disesperado,estou fasendo sauna,queria que alguem, me ajudace na orietacao ,como devo faser as cesoes de saunas,que tipo de olio devo usar e cuantas veses de sauna devo faser cada ves,por dia,moro na europa no pais da irlanda a 3 anos , quem vai me ajudar [ obrigado]

    1. Bom,eu frequento sauna uma vez na semana costumo passar sabonete esfoliante e creme redutor fazendo massagens ,depois que vou p/ sauna seca eu passo oelo p/ fechar os poros um oleo bom e c/ amendoas . BOM

    2. olá jânio, olha te aconselho a procurar uma professora de português aí na europa, pois só nessas 3 linhas que escreveu deve ter no minimo uns 20 erros, ai depois que vc apreender a escrever direito, vc pode se preocupar em perder peso, ok

      1. E eu te recomendo com urgência um oftalmologista, pois quem deixou um comentário com ortografia ruim foi um leitor, não eu.

        E recomendo também procurar um terapeuta para aprender o que é hipocrisia e prepotência, pois alguém que não sabe usar vírgulas, escreve nomes próprios sem letras maiúsculas, usa algarismos onde deveria escrever números por extenso, não pontua frases e usa "vc" é a última que tem MORAL para criticar o Português de outra pessoa.

      2. esquecer um pouco como se escreve portugues e normal,quando se mora em outro paiz porque a nossa obrigacao e aprender o maximo que se pode o idioma,o duro e estar no brasil estudar no brasil falar mal do brasil e ainda escrever errado, ai e triste; e muito engracado,criticos no brasil nos temos muito, mas quem ajuda realmente a fazer alguma coisa pelo brasil sao poucos( isso e muito triste!!!!)

    1. Neide.

      Estou decepcionado. Não sabia que eu escrevia tão mal a ponto de um texto que considero simples não poder ser compreendido.

      Boa sorte na sua busca em outros sites.

  2. Pingback: Beauty Tip #19 – SPA MED SOROCABA CAMPUS « Blog da Beta
    1. Antes de falar mal da maneira como os outros escrevem você deveria era alfabetizar-se. É muito mais aceitável o “enformada” da Neide que o seu “imagrese”. Pelo menos ela cometeu apenas um erro, e você conseguiu cometer dois numa só palavra.

      Para bancar o sabichão a pessoa precisa pelo menos saber blefar. Mas, enfim, quem não sabe o que é “sauma” (não soube nem mesmo copiar o texto de outro lugar na página, além de ignorante é burro) provavelmente também não vai saber o que é blefe.

  3. Boa noite amigo Janio,

    li seu texto, e sem sombra de dúvidas, foi o mais exclarecedor que pude encontrar. Agora, me restou uma única dúvida: tenho 1,80 m e minha massa é de 84 kg, gostaria de chegar a 81 kg, será que apenas frequentando a sauna consigo perder esse excesso? Contando ainda que pratico capoeira 4x por semana. Um abraço e parabéns pelo texto.

    1. Em minha leiga opinião, não consegue.

      Como você leu no texto, a sauna proporciona diminuição da massa corporal ao eliminar líquidos. Entretanto, quando você beber água (ou se alimentar, ou comer uma fruta) você vai novamente hidratar seu corpo, o que ocasiona a recuperação dos líquidos eliminados antes.

  4. o pior ignorante é aquele que pensa que sabe mais que os outros. Isso é o teu caso Andersom porque o jairo ele foi bem esplicito ele vive na irlanda a 3 anos nao sei se tu sabes, as na irlanda nao fala-se portugues devias ter em conta isso. Foste mesmo mto ignorante e burro.

  5. Boa tarde Janio.
    Gostei muito do artigo e foi bem esclarecedor, só me restou uma duvida: a pratica da sauna não leva ao emagrecimento, porem o inchaço por conta da retenção de liquidos pode ser reduzido, trazendo um beneficio de redução de medida, nao necessáriamente de peso?

    1. Sim, com certeza a diminuição da retenção de líquidos pode ajudar a diminuir medidas, e além disso o bem estar causado por eliminar as toxinas do organismo vai te fazer ter mais vontade de controlar a alimentação e caprichar na atividade física.

  6. Boa tarde,

    Este é um blog de Português?

    Quanto á Sauna, claro que não emagrece. Para todo Mundo Perceber melhor vou fazer um desenho : Após 20 minutos de sauna pode perder 300 ou 400 grs, mas o que perdeu foram líquidos, pelo que se beber de seguida 1 ou 2 copos de água , recupera o peso perdido. Bom espero que tenham percebido e já agora espero não ter dado erros de Português, que o Anderson anda aí e o cara é mesmo barra em Português. Tenham uma boa vida.

  7. gente rachei de rir com vcs, janio consegui tira varias duvidas com seu texto obrigado adorei,espero não ter errado nada para que o professor não tenha que me corrigir thau thau

Deixe uma resposta