Os benefícios do mamão

Há uma imensa variedade de informações sobre o mamão na Internet.

Vou colocar aqui apenas algumas dicas simples sobre esta fruta deliciosa e útil.

O mamão, que deve estar maduro quando ingerido, atua como um elemento digestivo, diurético (facilita a secreção urinária), emoliente (abranda inflamação), laxante (induz a evacuação) — o que ajuda a emagrecer — e refrescante.

Portanto, ele tem alto valor em qualquer dieta. Aliás, qualquer pessoa, mesmo que não esteja fazendo nenhum regime alimentar específico, pode acrescentar o mamão em seu consumo diário de frutas.

O mamão maduro, esfregado na pele, pode até ser usado para eliminar manchas e amainar rugas.

Fora a polpa, podemos também ingerir as sementes. Muita gente ignora o bem que as sementes do mamão fazem ao nosso organismo.

Elas podem ser simplesmente ingeridas ao natural, sem ser mastigadas. Pode ser apenas uma colher de sopa de sementes por vez.

Como elas tem uma superfície áspera, ao roçar as paredes do intestino elas fazem com que as substâncias que estejam ali paradas se grudem nelas. Ou seja, elas fazem uma varredura interna naquele “lodo”, uma limpeza natural.

Além disso, é sabido que a semente do mamão também atua como um ótimo vermífugo, entre outras utilidades, tais como: agir contra o câncer e contra a tuberculose; umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, facilitam a excreção da bílis, limpando o fígado e o estômago.

É bom lembrar que o mamão pode ser misturado a outras frutas para facilitar o consumo a quem não gosta muito dele, como em saladas de frutas ou vitaminas, que podem ser ingeridas por qualquer pessoa de qualquer idade. Por fim, recordamos que o mamão também tem muitas vitaminas (A, B e C) e minerais.

(Observação: não há  problema em comprar o mamão meio verde, pois facilita o transporte. Mas também não é preciso esperar muito tempo para ele amadurecer. Como qualquer pessoa do interior sabe, basta cortar o talo, tirar uma fatia bem fina da pontinha do fundo da fruta, praticamente só uma tampinha da pele dele, e fazer sulcos ou talhos longitudinais sobre a pele do mamão com a ponta da faca, para que o “leite” ou “nódoa” seja expelida; lave e deixe secar; em um dia ou dois, dependendo do estágio de amadurecimento da fruta, ela estará pronta para o consumo.)

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

»crosslinked«

16 Comentários

Deixe uma resposta

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.