2940943667_cd33b1bcb7_m

Os benefícios do mamão

Há uma imensa variedade de informações sobre o mamão na Internet.

Vou colocar aqui apenas algumas dicas simples sobre esta fruta deliciosa e útil.

O mamão, que deve estar maduro quando ingerido, atua como um elemento digestivo, diurético (facilita a secreção urinária), emoliente (abranda inflamação), laxante (induz a evacuação) — o que ajuda a emagrecer — e refrescante.

Portanto, ele tem alto valor em qualquer dieta. Aliás, qualquer pessoa, mesmo que não esteja fazendo nenhum regime alimentar específico, pode acrescentar o mamão em seu consumo diário de frutas.

O mamão maduro, esfregado na pele, pode até ser usado para eliminar manchas e amainar rugas.

Fora a polpa, podemos também ingerir as sementes. Muita gente ignora o bem que as sementes do mamão fazem ao nosso organismo.

Elas podem ser simplesmente ingeridas ao natural, sem ser mastigadas. Pode ser apenas uma colher de sopa de sementes por vez.

Como elas tem uma superfície áspera, ao roçar as paredes do intestino elas fazem com que as substâncias que estejam ali paradas se grudem nelas. Ou seja, elas fazem uma varredura interna naquele “lodo”, uma limpeza natural.

Além disso, é sabido que a semente do mamão também atua como um ótimo vermífugo, entre outras utilidades, tais como: agir contra o câncer e contra a tuberculose; umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, facilitam a excreção da bílis, limpando o fígado e o estômago.

É bom lembrar que o mamão pode ser misturado a outras frutas para facilitar o consumo a quem não gosta muito dele, como em saladas de frutas ou vitaminas, que podem ser ingeridas por qualquer pessoa de qualquer idade. Por fim, recordamos que o mamão também tem muitas vitaminas (A, B e C) e minerais.

(Observação: não há  problema em comprar o mamão meio verde, pois facilita o transporte. Mas também não é preciso esperar muito tempo para ele amadurecer. Como qualquer pessoa do interior sabe, basta cortar o talo, tirar uma fatia bem fina da pontinha do fundo da fruta, praticamente só uma tampinha da pele dele, e fazer sulcos ou talhos longitudinais sobre a pele do mamão com a ponta da faca, para que o “leite” ou “nódoa” seja expelida; lave e deixe secar; em um dia ou dois, dependendo do estágio de amadurecimento da fruta, ela estará pronta para o consumo.)

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

»crosslinked«

16 comentários em “Os benefícios do mamão”

  1. gostei de conhecer alguns benefícios do mamão. Consumo bastante, mas não sabia por ex; os benefícios da semente!!!! vou esperimentar com certeza. Obrigada.

  2. olá gostei muito das dicas sobre os beneficios do mamão que maravilha poder comer mamão todos os dias pos amo mamão mim faz muito bém.ainda mas porque tenho constantes problemas com meu intestino.obrigado pela dica bjus……….

  3. Boa tarde, gostei muito das dicas…. pois ja sabia que alguns beneficios do mamao, mais que mamao e bom pra pele, como creme para elinar rugas e manchas…. inclusive outra dicas… parabens ao site.

  4. Como a semente do mamao a mtos anos, e fico doidinha fico sem, pois já virou hábito.Numa mais tive crises de gastrite e todas as vezes que como uma fritura e ela me faz mal, não penso duas vezes,…corto o mamao ( papaia) e como as sementes e logo a polpa que é mto refrescante.

  5. Adoro mamão e como com sementes, sempre mastigando as mesmas, pois ela tem um sabor meio ardido e refrescante, muito bom, vale experimentar.

  6. foi muitobom saber das utilidades dos mamôes nada se perde eè um labora`torio de medcamentos naturais dentro de nosso organismo.

    sem efeitos colatrais. obrigado pelas informaçOes.,.

  7. Sou adepto do mamão a muitos anos , porem ainda não tinha conhecimento mais a fundo sobre os benefícios da semente, doravante irei comer mais sementes…,sou agradecido aos srs pelas dicas importantes sobre esse assunto….Eloir Ramos

Deixe uma resposta