Receita de arroz integral

Apresento a vocês minha receita de arroz integral (tipo cateto, ou seja, o grão curto, ovalado), que aprendi e adaptei conforme meu gosto.

Arroz integral cru

A receita é simples e rápida, para ser feita na panela de pressão (segundo me aconselhou um dono de restaurante de comida vegetariana, a marca Rochedo é a melhor para cozinhar arroz integral; há quase dez anos utilizo esta marca e não tenho do que reclamar).

Primeiro, a quantidade:

para cada 1 xícara de arroz integral cateto,

3 xícaras e ½ de água.

Depois, o tempero: óleo, alho, cebola, cogumelos fatiados (três colheres de sopa para 2 xícaras de arroz é uma boa proporção), sal, etc, a gosto (quem quiser, pode acrescentar seus temperos favoritos, tipo chimichurri – que eu acrescento a todos os pratos que preparo, depois dos temperos tradicionais -, ou pimenta do reino e coentro).

Modo de fazer:

pica o alho e a cebola e frita-os levemente em óleo ou azeite, acrescenta o arroz integral lavado e escorrido, depois adiciona os cogumelos picados e frita mais um pouquinho; depois disso, adiciona a água, na proporção acima e o sal (a gosto; é melhor que a água já esteja quente;

melhor medir a água no mesmo recipiente em que mediu o arroz, para ficar tudo exato e não ter erro).

Mexe bem, prova o tempero pra ver se está com gosto adequado, coloque a tampa na panela e deixe começar a pegar pressão.

Quando começar a pressão, marque 25 minutos de cozimento, desligue e deixe sair a pressão (se a chama do seu fogão for muito forte, baixe para fogo médio, para não queimar o arroz).

Abra e verá seu arroz integral cateto cozido e perfeito.

Sirva com uma bela salada e outros acompanhamentos a gosto.

 

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

2 comentários sobre “Receita de arroz integral”

  1. Eu gosto de arroz integral, tem gente que critica e diz que não gosta e nunca nem experimentou mesmo sabendo que é muito mais saudável que o arroz branco. Vou testar esta receita para ver como fica.

  2. Eu to começando hoje a experimentar, o arroz integralm mais ja me disseram que é horrivel e que tem gosto de mato, mais infelismente não posso ficar escolhendo, presiso emagreçer mais acredito que vaii ficar bom e vai ajudar na minha saude e chegar em um corpo atraente no verão.Porque não tem erro arroz integral+exercicios fisico=resultado na certa.

Deixe uma resposta