Como perder peso comendo bolinhos

O professor de nutrição humana da Universidade Estadual de Kansas, Mark Haub, comeu bolinhos esponjosos com recheio de creme (chamados por lá de Twinkies, que também é a marca) durante dez semanas, a cada três horas, para provar que é a ingesta de caloria, e não o quanto o alimento é saudável, que é o fator principal na perda de peso. Ele perdeu 12,2 kg nesse período.

O problema é que o professor não ingeriu apenas isso, pois ele também tomou vitaminas, batidas e comeu verduras todo dia. Isso dava em torno de 1800 calorias por dia, bem menos das 2600 recomendadas para adultos.

De qualquer modo, ele conseguiu reduzir sua gordura corporal de 33.4 para 24.9%. Seu ‘mau’ colesterol baixou 20%, e seu ‘bom’ colesterol subiu os mesmos 20%.

Ele disse que escolheu tomar esse medida radical porque dietas saudáveis não estavam funcionando para ele.

Mas a questão é a seguinte: quando a pessoa emagrece, por quais motivos que forem, vários índices corporais vão melhorar, isso é natural. O problema é que alguém não pode comer bolinhos recheados pra sempre, nem que seja acompanhado de vitaminas e verduras (logo começa a enjoar também).

O próprio corpo vai pedir mais alimentos, ou vai chegar um momento em vai haver falta de nutrientes, que são fornecidos pelo excesso durante a fase de emagrecimento.

Esse processo é semelhante à dieta descrita pelo Janio em seu blogue, no artigo dieta cetônica: ela é utilizada durante um período curto, para a perda imediata de peso; depois a pessoa precisa estabelecer uma dieta equilibrada, para se manter naquele limite de peso.

No artigo sobre sobre perda de peso comendo Twinkies (original em inglês, aqui), o autor também comenta o procedimento oposto, dizendo que alguém que pratica muito exercício pode comer comida ruim (junk food, fast food) de vez em quando, de baixo valor nutricional, que a pessoa não vai engordar, pois é a quantidade de exercício e de comida que vai manter a forma da pessoa, e não o tipo de comida.

De qualquer forma, não recomendo esse tipo de dieta pra ninguém, pois um tipo de alimento apenas pode provocar problemas no organismo, até porque o professor não comeu apenas os bolinhos.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

Um comentário sobre “Como perder peso comendo bolinhos”

  1. Pingback: O churrasco na dieta | EMAGRECER

Deixe uma resposta