Os alimentos mais ricos em gorduras saturadas

Abaixo cito uma lista de alimentos ricos em gorduras saturadas, que devem ser evitados na dieta, ou ao menos ter seu consumo reduzido.

Mas primeiro é preciso lembrar o que significa gordura saturada e porque evitá-la.

A gordura saturada é a gordura produzida por animais, pra dizer de uma maneira bem simples (as insaturadas são produzidas por vegetais).  A diferença é que a gordura saturada se apresenta em estado sólido e a insaturada em estado líquido.

As gorduras saturadas são aquelas que geram placas de ateroma, que é a manifestação da aterosclerose (inflamação causada pelos ateromas). Essas placas são formadas no interior dos vasos sanguíneos e podem chegar a obstruir os mesmos, causando ataque cardíaco e derrame cerebral.

Principais fontes de gorduras saturadas

E as principais fontes de gorduras saturadas são as carnes gordurosas, as aves com pele e os laticínios integrais, em forma de queijo, leite e iogurte. Assim, o melhor que se pode fazer é evitar o excesso desses produtos na alimentação, substituindo-os por outros menos gordurosos ou eliminando-os da dieta, se necessário.

Desta forma, ao mesmo tempo que preservamos nossa saúde, também evitamos o aumento de peso.

Veja então uma série de alimentos ricos em gorduras saturadas com os quais precisamos ter cuidado, evitando o excesso: queijos, carnes vermelhas (coma mais peixe e frango sem pele), leite integral, óleos (use azeite ou canola), sorvetes, bolos, biscoitos, pães (neste caso, prefira os integrais), manteiga, margarina, gordura hidrogenada, banha, molhos para saladas, pele de frango e de porco, chocolate (lembre-se, até os melhores chocolates contém alto teor de açúcar e gordura).

É claro que a maioria das pessoas não vai eliminar esses itens de seu cardápio diário, e nem isso é necessário, pois são fontes de proteína e vitaminas. Entretanto, cuidar a quantidade ingerida é saudável.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

9 comentários sobre “Os alimentos mais ricos em gorduras saturadas”

    1. Só pra eu entender: quem aqui falou em simpatia? Qual a relação de um artigo informativo e sério com uma simpatia que jamais seria ditada por uma pessoa séria como o Chico Xavier?

  1. Realmente, evitar esses alimentos serve não só para um sucesso em dieta como para uma qualidade de vida melhor. Um chocolate de vez em quando não faz mal a ninguem.

    Abraço, adorei o blog.

    1. Prezada Alessandra,

      obrigado pela visita!

      Seja sempre bem-vinda!

      Realmente, nem tanto ao mar, nem tanto à terra: o melhor é o meio termo. Embora haja alimentos que devam ser evitados mesmo, como os embutidos, pelo excesso de sódio. Como gosto de uma boa linguiça frita e uma farofa, prefiro a cortada à faca, artesanal. Abraço.

  2. bah! passei quase 2h lendo todo o teu blog, e te confesso, algumas vezes MORRI DE RIR nos comentários dos teus post's HUAHAUAHUAHAUAHAUAH!

    Muito bom esse blog, aliás, maravilhoso. Muitas dicas que eu nao sabia e nem tinha idéia, agora fiquei sabendo! Só que mais uma vez, tenho que te dizer que em alguns comentários eu MORRI DE RIR!

    "fazer simpatia do chico xavier" BAH ESSA FOI BOA, hauahuahauahau!

    FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2011 e que tu continue com o blog. Já virei fã!

  3. Pingback: Dicas de Alimentação Saudável: Saúde do Coração | oSabeTudo.com
  4. Pingback: EUA: aprovado remédio para emagrecer que não precisa de receita | Emagrecer
  5. Pingback: Alimentos que trazem benefícios ao coração | EMAGRECER

Deixe uma resposta