Mudança Alimentar

Como vocês já devem ter percebido, escrevo regularmente artigos para este blog, que são textos de minha própria experiência com alimentação e exercícios, e convivência com educadores físicos, e também resenhas sobre pesquisas científicas publicadas em outros veículos de comunicação.

Conto agora aqui o que me aconteceu depois que escrevi o texto sobre os efeitos danosos no organismo advindos da ingestão de carnes vermelhas processadas, como salsichas, salsichões e embutidos em geral: fiquei com a percepção mais aguçada, e comecei a notar como o sabor e o tempero dos embutidos é muito mais forte que de outros alimentos temperados de origem animal.

Notei principalmente a modificação do sabor da carne pelo excesso de sódio (presente no sal marinho, refinado e grosso) e de conservantes.

Como sempre gostei de comer lingüiça frita com farofa, herança de meus tempos de fazenda em Minas Gerais, e de um bom churrasco, nunca tinha deixado de ingerir também embutidos em geral.

Mas depois do artigo, fui percebendo como o gosto de uma lingüiça cortada à faca, feita de um modo artesanal, é diferente dos produtos industrializados, cheios de elementos conservantes.

Ou seja, quando a gente faz algo com consciência, mesmo que seja apenas escrevendo uma resenha sobre uma pesquisa, não tem como não sentir os efeitos em si mesmo e acabar mudando os próprios hábitos alimentares a partir disso.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

5 comentários sobre “Mudança Alimentar”

  1. Comecei a perceber isso depois de começar a trabalhar em uma equipe com uma nutricionista. Apesar de já ter várias informações antes, passei a prestar mais atenção a conservantes, sódio, nutrientes… Cada vez mais, prefiro alimentos mais naturais e frescos. Por mais que ainda sinta falta do excesso de sal, começo a achar mais saborosa uma refeição menos industrializada…

    1. coincidencia tambem me chamo Renata Pinheiro ,parei de comprar aqueles caldos em tabletes famosos e os pó,notei que a comida fica muito mais saborosa,

  2. Vocês estão cobertos de razão, Renata e Gentil, mas além do sódio, que nada tem de saudável, ainda tem, nesses produtos industrializados, a presença de nitrato e nitrito, que além de modificar o sabor do alimento, é tóxico para nosso organismo, ou seja, NADA SAUDÁVEL, né?

Deixe uma resposta