linhaca

Farinha de Linhaça para Emagrecer

A semente de linhaça é muito útil na alimentação por causa de suas muitas virtudes.

Nutrientes encontrados na linhaça

Ela contém nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6, conforme foi informado no artigo sobre óleo de linhaça). Sendo que esta semente é a fonte mais rica de Ômega 3 que se conhece na natureza. Ela ainda apresenta vitaminas B1, B2, C, E e minerais como zinco, ferro, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Além disso, a semente de linhaça possui compostos fito químicos chamados lignanas, que estão sendo estudados em suas propriedades anticancerígenas, especialmente no que tange a câncer de cólon e mama.

Farinha de semente de linhaça

Quanto ao uso diário na alimentação, a melhor maneira para isso é triturar a semente num aparelho adequado (liquidificador ou processador). Alguns especialistas recomendam fazer isso apenas para consumo imediato, outros dizem que é possível armazenar um pouco dessa farinha na geladeira, que ela não perde suas características.

Para o consumo, é indicada a mistura de uma ou duas colheres de sopa da farinha de semente de linhaça por dia a saladas, vitaminas, iogurtes, cereais ou na confecção de pães e bolos (para dosagem específica, é melhor consultar um(a) nutricionista).

Alguns dos benefícios da ingestão de linhaça para o organismo: ela diminui o colesterol ruim e promove a diminuição do apetite e consequente perda de peso (como foi mostrado no Globo Repórter de 14/08/2009). Isso se deve à grande quantidade de fibras na semente, o que faz com ela permaneça mais tempo no aparelho digestivo, evitando que o organismo dê sinais de fome. Tudo isso concorre para melhoria no sistema cardiovascular e na saúde em geral.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

»crosslinked«

73 comentários em “Farinha de Linhaça para Emagrecer”

      1. Oi, quero saber por que pessoas como você perguntam nos comentários do texto exatamente o que já foi escrito poucas linhas acima. Obrigado.

    1. Em mim também e em outras pessoas pois já li o depoimento de pessoas em outros sites.

      Acho que este dado deveria ser objeto de estudo sobre a planta.

    2. bem, vcs estão bebendo água? isso mesmo! é muito importante a ingestão de liquidos quando se consome fibras, pois ela é responsável por abrandar as fibras, e o liquido a juda as fezes deserem melhor!

    1. Recomendo um SPA.

      Um SPAradrapo na boca, para parar de comer.

      Ou então uma consulta ao nutricionista ou médico, para uma avaliação clínica adequada.

    1. Para fazer o efeito desejado tem que comprar a semente de linhaça, a farinha já está oxida. Colocar a noite na água para germinar(Dar vida) comer pela manhã.

  1. Tem uma recomendação no artigo, para quem não viu: "para dosagem específica, é melhor consultar sua nutricionista." Ingestão sem preocupação é pra quem não tem problema de digestão! :)

  2. O ideal para a dieta de linhaça a fazer uma batida de manhã (para emagrecer não comer pães até duas horas depois): 1. Três a seis colheres de sopa de semente de linhaça, preferencialmente ecológica (é importante moer na hora para não oxidar e perder as propriedades) ;

    2. meio ou um limão inteiro com casca, se possível ecológico (utilizar o limão ape-nas duas a três vezes por semana);

    3. na hipótese de intolerância a ácidos, adicionar pó de côco de babaçu, uma a duas colheres de sopa;

    4. mamão, preferencialmente o Formosa. Pode combinar, ainda, com manga, bergamota, abacaxi, uva, conforme o ciclo das estações do ano, ou, ainda, beterraba, cenoura etc.;

    5. banana madura, removendo as sementes se houver intolerância;

    6. adicionar água até obter a consistência líquida desejada, a ponto de tomar um ou dois copos.

  3. Caros,

    estou muito preocupada com uma informação que está na boca da população feminina.

    A farinha de linhaça utilizada como auxiliar em dietas para perda de peso pode causar hemorragia em mulheres que possuem miomas ou útero Submocoso.

    Acho isso um problema de saúde pública.

    Aproveito para registrar que no último dia 07 fui submetida a uma histerectomia total.

    Quem sobrer se a informação procede ou novos esclarecimentos por favor.

    1. Cara Elizabeth,

      máscara facial já é na área de cosmetologia. Se você estiver com sorte, pode ser que algum(a) cosmetólogo(a) apareça por aqui pra lhe responder.

      Abraço!

  4. Cristiana,

    como eu falei no artigo, se para pessoas sem problemas de saúde, uma dosagem de farinha de linhaça diária específica precisa da chancela de uma nutricionista, imagina para alguém que precisa ser operado ou passou por uma cirurgia. Vamos ter bom senso, pois qualquer pessoa sob tratamento médico precisa ter indicação médica da dieta a seguir, de uma maneira geral, e não apenas com relação a alimentos específicos.

    Abraço.

  5. eu consumo ha muito tempo a farinha de alinhaça,gostaria de saber se devo tomar o resto da minha vida?eu era muito gorda e tinha um problema muito serio no intestino,agora vou ao banheiro tds os dias;me sinto muito bm.

  6. a farinha da linhaça faz bem ou so a semente eu tomo td dia uma colher da farinha da linhaça no leite meu intestino era preço , agora funciona legal,e a i a farinha faz bem ou so a semente

  7. Cecília,

    no artigo está dito: a farinha de linhaça é feita da semente que é triturada ou processada. Não entendi a sua dúvida, já que você já está consumindo a farinha de linhaça.

  8. A farinha de linhaça não é um milagre!

    Ela realmente emagrece e auxilia as funções digestivas, mas deve estar inserida em uma dieta balanceada!

    Emagreci 7kg em 2 meses e meio e com certeza a linhaça potencializou isso!

    Sugiro uma boa vitamina de manhã com a dosagem CORRETA (a ingestão máxima sugerida por dia são 2 colheres de sopa), um almoço equilibrado (não adianta comer arroz+purê+macarrão), um jantar "mini" e na ceia um copo de leite desnatado.

    Nada de modinhas… devemos ter consciência do que comemos! Aposto como alguns estão ingerindo gramas e mais gramas de linhaça por dia e se acabando em uma barra de chocolate de 170g! Assim não vale!

    Excelente site.

    1. Legal ver depoimentos de pessoas que se beneficiam com uma dieta saudável e equilibrada atribuindo produtos naturais e benéficos para a saúde. Também estou com você, faço uma dieta equilibrada e estou vendo resultados na fita métrica. Pra quem quer começar uma dieta, vá com entusiasmo e força de vontade que você conseguirá!

  9. querido gentil ,,adorei o site, e aquela do SParadrapo foi sem duvida demais , junto com a linhaça vai ser tiro e queda !!!!ñ vai ficar gorda nenhuma sob a face da terra!!!!bjosssssssss!!!!!!!!

  10. Ola queria sabe se a farinha de linhaça relmente emagrece começei a tomar ,um pacotinho comprado em supercado , sera que e a certa quantas vezes ao dia devo tomar linhaça e com o que no leite,comida???

    1. Roseane,

      além de reler o artigo sobre a farinha de linhaça, leia também os comentários das pessoas, que você certamente encontrará respostas para suas perguntas nas discussões já realizadas aqui. Isso já é um exercício para deixar a preguiça, e começar já exercitando o cérebro! Abraço.

  11. Olá

    Também sinto fortes dores no estômago quando tomo linhaça misturada ao leite, ao iogurte, à vitamina de frutas…

    Procurei por todos os sites que falam da linhaça e realmente não vi em nenhum deles contraindicações, nem mesmo restrições para quem tem problemas estomacais. Li, inclusive, em um deles que a linhaça seria bom para quem sofre de gastrite. Porém há um número muito grande de pessoas que reclamam de dores estomacais ao ingerirem a linhaça. Considero que estes dados seriam importantes para um estudo mais aprofundado da planta.

    A resposta que achei mais apropriada ao problema, foi em outra página: a linhaça pode ser alérgica para algumas pessoas. Apesar que o processo alérgico deveria aparecer logo após o primeiro consumo e isto não ocorreu. Senti as dores no estômago depois de quase 3 meses de consumo.

    1. Cara Maria,

      como já comentei para outras pessoas, quando houver qualquer problema ou para consumo específico da farinha de linhaça, consulte sua nutricionista. Se o caso for mais grave, consulte seu médico. E se alguém se interessar, poderá fazer a pesquisa sobre efeitos alérgicos à linhaça. Agora, o primeiro passo, se o estômago está doendo, é parar de comer. O segundo, falar com nutricionista ou médico! Abraço!

  12. Jânio

    Vc deve não ter feito a coisa correta e ficou desnorteado. Pois uso os produtos desde março de 2009 e em 3 meses perdi 7 kg sem passar fome, pois o meu almoço continua normalmente como era antes. Como arroz, sala, feijão e carne, seja, ela qual for. Apenas substitui o meu café da manhã e o meu jantar por esse maravilhoso shake, e inclui aos meus lanches as frutos e muitos chás, não só da Hrerbalife, mas todos aqueles que fazem bem a saúde. Hoje estou com 10kg a menos. ObRigado HERBALIFE!

    1. Claudia.

      Retire o "maravilhoso" shake da sua dieta, mas mantenha as frutas e demais hábitos, e você vai ver que o resultado é o mesmo.

      E só estou te dizendo isso porque você não veio tentar vender Herbalife aqui, que é a grande motivação da maioria dos consumidores: vender para ganhar dinheiro, e não consumir para emagrecer.

  13. caro amigo , foi feita uma pergunta anterior em relaçao a diferença da semente de linhaça e da farinha de linhaça, é que no super mercador temos as duas opçoes, podemos compra-la ja moida. Seria interessante ja comprar pronta ou moer na hora. obrigada

  14. oi gostaria que vcs me desse uma dica de uma dieta equilibrada o que devo comer no café da manhã, no almoço e no jantar gostaria de uma orientação.

    muito obrigada pela atenção.

    1. Cintia, não somos nutricionistas, logo não estamos habilitados a prescrever dietas para ninguém.

      Espero que compreenda.

  15. olá é a primeira vez que leio sobre a linhaça.
    gostei de saber opiniões diferentes me enpolguei vou fazer o uso tambem.vcs estão de parabens.

  16. Em minha primeira visita aqui, posso dizer que me diverti com os comentários!!

    Sobre a linhaça, prefiro consumir pães que tenham a semente, por não gostar mesmo da farinha…

    Minha filha de 4 anos está com o colesterol um pouco alto para a idade dela. Além da mudança na alimentação (nada tão radical), o pediatra recomendou que eu misture no suco ou na comida dela 1 colher de farinha de linhaça moída na hora, em dias alternados. Ela não está acima do peso. O consumo da linhaça foi recomendado como ajuda para baixar o colesterol.

    Acredito que aqui seja um ótimo lugar para trocarmos experiências.

    Abraços a todos!

    1. Monica.

      Obrigado por iluminar este espaço de comentários tão cheio de lixo de gente que é incapaz de ler um parágrafo e interpretar o que leu. O analfabetismo funcional, associado ao miguxês que as massas acreditam ser uma maneira "descolada" de escrever, causam verdadeira depressão em quem produz material com o objetivo de ajudar as pessoas que são incapazes de se ajudarem minimamente.

      Tomara que consigam entender o teu comentário. Se não conseguirem, bem vinda ao clube!

    2. Olha.. eu também caí de paraquedas neste site através de uma busca no google (no momento não lembro o que era) e me diverti por vários minutos com algumas "verdades" que o pessoal daqui afirma… Criticam quem vem aqui atrás de conhecimento mas sequer admitem que estas verdades foram adquiridas, na maioria dos casos, por preconceito com o que não conhecem. Antes que queiram me intitular de idiota, sou biólogo e me dedico a estudos fisiológicos e metabólicos da obesidade (principalmente).

      Quando você se refere a colesterol, na verdade você está querendo dizer "Lipoproteínas" (que no caso de sua filha, provavelmente seja a LDL, que contém moléculas de colesterol em seu interior). Apenas para deixar claro, pois o que mais se escuta é HDL e LDL.. colesterol bom e ruim.. etc.. Existe apenas uma molécula de colesterol ok? O que muda sáo as lipoproteínas que carregam essa molécula e circulam livres pelo sangue. Outro mito é falar que colesterol faz mal.. Não é bem assim, nosso organismo necessita de 900mg/dia para processos normais como formação de membranas, sintese de vit d3, etc.

      Em outro post aqui (acho que sobre sibutramina).. Gostaria de deixar outra coisa clara que lí por aqui.. Espinafre NÃO é fonte de ferro, muito pelo contrário, ele prejudica a absorção do mesmo. O povão adotou esse mito por um erro de tradução de uma pesquisa gringa há anos atrás.

      Aproveitando para falar da sibutramina, vejo muitos comentários do tipo: "mexe no seu cérebro".. O funcionamento na verdade é bem simples.. Alguns de vocês devem saber que o responsável pelo desejo de comer/beber é o hipotálamo (o mesmo local que estimula a hipófise a produzir hormônios). O que a sibutramina faz é apenas neutralizar alguns neurotransmissores (as vezes agindo nos receptores desses neurotransmissores) e "enganar" o hipotálamo. Geralmente a obesidade está ligada à ansiedade (falo porque sou obeso e tenho ansiedade generalizada e estes motivos me levaram a pesquisar) Também centrada no hipotálamo.. com estimulos na supra-renal que elimina adrenalina (cula do sistema nervoso autonomo.. hehehe).. Por isso quando comemos temos a sensação de ficarmos tranquilos, pois estimula a produção de serotonina que age dando sensação de prazer e saciedade (atividades fisicas, fumo, ler e outras coisas também estimulam – como ansiolíticos ou alguns anti depressivos que inibem a recaptação (IRSS)). Então pessoal, não criem pesadelos sobre coisas que vocês "ouviram falar" e não tem a comprovação científica disto… A sibutramina é uma inovação e não tem nada de "bomba" assim como todo remédio tem seus efeitos colaterais (geralmente passam em 2 semanas). Aos que consideram algo tão horrível, nunca tomaram um anti-inflamatório qualquer? A ação é semelhante.. Obviamente haverá pessoas que não se acertarão com o medicamento. A restrição de carboidratos funciona muito bem, mas deve ser feita com acompanhamento médico (assim como o uso de qualquer medicamento controlado) pois estimula o organismo a produzir cetonas e queimar tecido adiposo, os resultados são super rápidos. Mas concordo com algo que li há pouco de uma nutricionista.. A verdadeira mudança é no nosso modo de pensar. Emagrecer não é o mais difícil.. Difícil é mudar hábitos e manter o peso. Procurem ler sobre a leptina também, acho que irão gostar.

      Abraços!

  17. Bom dia.
    me chamo Hélio,estou comessei a minha dieta na senana passada, mas já estou vendo um resuldo muito positivo,estou tomado um copo de iorgute com duas colheres de farinha de linhaça todo dia pela manhãe não estou sintindo fome até a hora do almoço.

  18. Achei as respostas muito grosseiras, as pessoas estão postando os comentários a fim de sanar as suas dúvidas e não para ver respostas grosseiras e que muitas vezes não são pertinentes ao assunto.

    1. Karine, por que você não abre um site para dar respostas bonitinhas pras pessoas, se as minhas são tão grosseiras?

      É por causa de gente como você que as pessoas se recusam a pensar, e depois ficam querendo responsabilizar os outros pelo que acontece em suas vidas.

    1. Ana, não somos médicos nem nutrólogos para responder esse tipo de pergunta. Por favor, consulte seu médico, ele saberá te orientar.

  19. Fiz 4 safenas ano passado e como estou me cuidando muito, gostaria de saber se posso também aderir a farinha de linhaça. Obrigada

    1. Rosa, se você está se cuidando muito, então cuide-se um pouquinho mais e pergunte isso ao seu médico, que é quem é responsável pela sua saúde.

  20. Eu gostaria de saber o seguinte:Eu li acima que a farinha tem de ser triturada e em seguida consumida,só que eu já a adquiri moída em uma farmácia natural aki na cidade onde moro,e aí,o que faco se ela perde suas propriedades essenciais?Estou usando a farinha desde 23/11,isso pode me ocasionar algum problema,já que eu não sabia dos cuidados a ser tomados?

  21. Querida Vera,

    quem melhor pode esclarecer isso pra você é a loja/pessoa que te vendeu o produto. Veja se a embalagem traz data de validade, tempo para consumo e modo de armazenamento. Se é um produto legalizado, deve ter essas informações.

    1. Como uma pessoa compra um produto e nem pergunta como usar, comer etc… esse site é pra comentar coisas boas, agora vcs querem que eles insinem a ver a data de validade ou como consumir, me poupe,quando comecei a comer a farinha de linhaça primeira coisa que perguntei na loja era o tempo de validade.abraços

  22. Janio, Por que você não vai procurar o que fazer? Você é proprietário desse site? Tu fica vindo aqui, pra ficar arrumando briguinha nos comentários, é? Se já viu o texto.. pega o beco, otário. Tá com peninha do Gentil?

    1. Sim, criaturinha que não tem culhão nem pra assinar com o próprio nome.

      Eu sou o dono desse site, e se você está aqui defecando pelos dedos bancando de bonzão (ou boazona, sua identidade sexual é bastante indefinida pelo que você escreve), é porque eu pago para manter esse espaço.

      Assim sendo, quem manda aqui sou eu, e quem tem que cumprir as regras que eu definir são vocês, criaturas toscas e acéfalas que se acham no direito de abusar da paciência e da boa vontade alheia.

      Mais alguma dúvida?

    2. Oh! Xuxu,

      Diz aí o endereço do site!

      Já que tu tá julgando as pessoas é sinal que tu deves estar fazendo algo de bom pela humanidade! né?

  23. Olá tudo bem? Estou comendo farinha de linhça, no café,almoço,lanche da tarde e jantar, á um mês e estou me sentindo super bem e o melhor já notei uma enorme diferença nas minha medidas, quando eu for me pesar contarei o resultado que vai ser ótimo.OBS comenda uma colher da sopa a cada refeição

  24. Olá, bom dia a todos!

    Pessoal,

    Se estamos aqui, é porque temos dúvidas sobre o consumo da Linhaça e procuramos encontrar pessoas sábias que possam ajudar, porém, só devemos afirmar e passar informações na qual temos certeza, seja por uma pesquisa bem realizada ou com profissional adequado. Estou aqui para relatar também que comprei farinha de linhaça para consumir, pois afinal de contas, quem não ganhou quilinhos neste final de ano?? Quero perder peso, porém de forma a não prejudicar minha saúde. Não existe milagres, e sim devemos nos conscientizar do que é bom ou ruim para consumir. O ideal é a alimentação saudável, sem exageros, porque comer um docinho ou um salgadinho as vezes, com moderação claro, é bom demais e aceitável. Agradeço os comentários feitos, as perguntas, as respostas, e também sugiro que todos utilizem este site de forma correta, sem julgar, ofender, debochar, pois assim como vários sites, este aqui é de utilidade pública e acessado por pessoas de vários níveis ( em todos os sentidos), e devemos respeitar todos de maneira igual, para sermos respeitados também, afinal, somos seres humanos e por isso passíveis de erros e acertos.

    Desejo a todos que este ano seja realmente 10 ! Que seja o melhor ano de todos os melhores anos das nossas vidas! Feliz 2010 e muita paz!

  25. Vi uma materia no globo reporter e me interessei pela farinha de linhaça dourada faz algum tempo estou fazendo dieta com uma nutricionista, academia e corrida de rua, ja emagreci em 5 meses 12 kilos, aconselho a todos utilizarem, e quanto a uma pergunta que uma amiga fez eu nunca soube que Linhaça dourada causa hemorragia em utero submucoso e miomas, mas melhor procurar um endoclinologista e uma nutricionista assim passaram o procedimento certo pra se tomar a linhaça

  26. Gente, por que não aproveita esse espaço para fazer perguntas mais inteligente? meu Deus quanta pergunta boba…..o espaço poderia ser melhor aproveitado.

  27. ola, gentil td bem!

    bom eu acabo de ver pessoas comentando sobre a farinha de linhaça,
    e muitas pessoas me indicaram, mais agente é tão dezacreditada é tantos remedios que agente fica em duvidas
    eu pelo menos conheci tres pessoas que fazem o procedimento com a farinha de linhaça e tdas elas e ele estão magros e em forma, eu como já tentei de tdo confesso ki fiquei em duvida, mais é só provando pra ser aprovado, e esses depoimento ajuda muito, incentiva o dobro conclusão, comprei a farinha de linhaça misturada marron e a dourada, e só gostei na comida, mais suco vitamina etc… amei e estou bem disposta da pra perceber sim a diferença ta…
    ñ esquecendo que hoje é o meu seg. dia ta pessoal, e voltarei daki uma semana pra esta contando mais novidade, acredito k algumas gramas vou perder sim por a sesação que estou tendo que estou satisfeita…
    ou seja ñsinto aquela fome e guluzeima rs

  28. Olá, consumo a farinha de linhaça e os resultados realmente são fantásticos…Só o fato do intestino regularizar, já ajuda para que nos sintamos bem melhores e dispostos e ainda ver o resultado na pele. Um alimento extremamente fucnional.
    Quanto as respostas tbm achei um pouco grosseiras. As pessoas aqui buscam informações e não há necessidade disto.

  29. Comecei a tomar linhaça dourada há 15 dias atrás, tomo ela com leite liquido integral.São dois copos de leite para duas colheres de sopa de linhaça triturada 3 vezes ao dia. Já perdi 3 kilos em menos de 30 dias,estou me sentindo ótima,tb malho muito,estou me sentindo muito leve e meu intestino está ígual a um relógio funcionando certinho.
    Vale a pena pessoal,a linhaça é bom mesmo,é bem natural.

  30. Pingback: Pimenta faz bem à saúde | Emagrecer
  31. Pingback: Fibras solúveis e insolúveis | EMAGRECER
  32. Pingback: Farinha de Linhaça para EmagrecerEMAGRECER | A Verdade Sobre

Os comentários estão encerrados.