encanador com dúvida

Cuidado com a “Dieta da USP”

É muito comum aos mais atentos encontrar verdadeiros disparates publicados por aí como se fossem de autoria de alguém respeitado. Na literatura, principalmente em termos de Internet, pululam crônicas de gosto e qualidade duvidosos atribuídos a nomes como Luiz Fernando Veríssimo, Arnaldo Jabor e outros famosos. No que diz respeito a emagrecimento e assuntos relacionados, o mais comum é que se inventem dietas absurdas atribuindo sua autoria a médicos conhecidos ou instituições reconhecidas.

Não existe “Dieta da USP”!

Uma das mais conhecidas é a assim chamada dieta da USP, que a não ser pelo nome não tem absolutamente nada a ver com a Universidade: seus criadores se aproveitam do nome da USP para tentar forçar uma impressão de seriedade científica que por si só a dieta não teria.

De um modo geral, a dieta da USP prega a restrição total de carboidratos, permitindo apenas o consumo de gorduras e proteínas. Também é conhecida por dieta de Atkins (ou, pelo menos, as duas baseiam-se nos mesmos princípios).

Efetivamente, esta dieta possibilita a perda de peso, mas de uma maneira não saudável. Há quem consiga perder mais de 10kg em um mês alimentando-se apenas de proteínas, abrindo mão de todo carboidrato. A razão pela qual ela possibilita emagrecimento é que o organismo, privado de carboidratos, vai ter de encontrar outra fonte de energia, o que pode levar à queima dos depósitos de gordura e proteína.

Acontece que os carboidratos são importantes também para o funcionamento do cérebro: o tecido cerebral precisa de glicose para realizar suas funções, e para suprir essa necessidade o organismo inicia a produção de corpos cetônicos, que são originados da quebra de lipídios. Em excesso estes se tornam tóxicos ao organismo, podendo inclusive ocasionar coma (referência).

Se você estiver pensando em seguir alguma variação da dieta da proteína e o que eu escrevi até agora não for suficiente para você se convencer de que a idéia é pessima, lembre-se de que a perda de peso que ocorre ao cortarem-se os carboidratos é resultante da queima da gordura e dos depósitos de proteínas do corpo.

Reeducação alimentar

Assim, em vez de emagrecer de uma maneira saudável, sustentada, esta dieta enfraquece e ocasiona a perda de massa magra (músculos), e ao retomar a ingestão de carboidratos o organismo vai tornar a engordar, ainda mais do que antes, para preparar-se para o próximo período de escassez.

A única maneira segura e garantida de se emagrecer manter-se saudável é pela reeducação alimentar. Só que este não é um caminho necessariamente fácil, e falta força de vontade à maioria dos gordos para encará-lo até o fim.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

»crosslinked«

95 comentários sobre “Cuidado com a “Dieta da USP””

  1. comecei ontem,9/7/2011 foi horrivel passei mau,mas fui forte segui tudo estou com uma sensação estranha mais espero q consigo chegar ate pelo menos uma semana bjos.

  2. Comecei a dieta hoje….confesso que é dificil mas dá pra aguentar!!! Afinal quero emagrecer!!!
    To tomando muita água e café!!! Vamos lá preciso emagrecer pois não é fácil se sentir alvo de brincadeiras de mal gosto!!!
    Amanhã volto pra contar como estou!!! e se jé teve resultado!!!!

  3. coitada da pessoa que redigiu esse texto ,no inicio ate que ele escreveu algo que chamasse atençao … mas fez uma péssima conclusao , preconceito nao se justifica.Lembro que minha mae fez essa dieta quando eu era criança e conseguiu emagrecer 7 kg em uma semana … e hoje sou eu quem recorro a DIETA ,as fotos da minha formatura serão daqui há 21 dias … já consegui perder 8 kg desde fevereiro com reducacao alimentar usando herbalife …preciso perder mais 15 kg… nem comprei minha roupa da foto ainda pois sei que vou conseguir… estou com muita força de vontade e esse é o primeiro passo para dar certo =) me pesarei na proxima quinta e venho contar como foi …

  4. Olá pessoal. Comecei a minha dieta hoje. Espero que dê tudo certo. Tá sendo muitoooooooooooo dificil, não consegui seguir a risca, comi uma melancia, será que tem algum problema?? Passei muita fome, fiquei com um mal estar, e não sabia se era pela fome, ou pela dor no meu corpo, que estou sentindo após um dia caminhando e exercicios em aparelhos… a minha meta é perder 8 kg, tenho 1,65 e tenho 65,5 kg. Preciso viajar e quero emagrecer logo… Semana que vem volto aqui p contar meus resultados.. Primeiro dia já perdi 1kg, to com 64,3 kg…
    Bjinhos… Até mais!!!!!!

  5. Pessoal, a dieta funciona SIM …. O grande problema que normalmente que fala que a dieta fez engordar o dobro são aquelas pessoas que não tem controle na boca e acha que só pq já emagreceu pode comer normalmente …. ai começa comer 1 frango 2 pernil 2 litros de coca cola e um pudim inteiro pq ta achando que ta com o corpo lindo e acha que nao ira engordar …. é LOGICO que vai …. reeducação em primeiro lugar !

    ha 4 anos fiz está dieta por 3 semanas perdi 17 kilos ,,, estava MUITOOO Feliz com o resultado comecei comer normalmente achando que nao engordaria novamente …. ai foi pro brejo virei um elefante . Culpa da dieta ? Não culpa minha …. Basta ser regrado e comer como alguem ' magro " …. se ver um pudim …. coma uma fatia , nao coma metade da bandeja …

    Espero ter ajudado aos gordos de plantao ….. "Pessoal lembrem …. Podemos estar magros depois da dieta mas nossas almas são gordas rs , intao o negocio é se policiar ….."

    Comecei a dieta novamente perdi 4 kilos ja em 5 dias .

    Obrigado

    1. Faço minhas as suas palavras Guilherme!
      já fiz essa dieta há mais de 15 anos e deu muito resultado siiiim…
      agora no "desespero" desenterrei-a! estou fazendo a duas semanas obtive pouco resultado (3kg) escapuli algumas vezes é verdade por isso estou estendendo por mais uma… o importante é pensar magro!
      bjos e boa sorte a todos!

  6. Olá pessoal, estou começando a dieta hoje, depois de ouvir de minha filha de 6 anos mãe que tal vc ser magra, isso me deixou abalada, mas estou criando forças através dos comentários que li, tenho 1,69 peso 73 kg, quero voltar a pesar 60 kg que era o que pesava antes de engravidar, vou ir postando aqui minha evolução.

    Abçs

    Tati

  7. Olá!
    Comecei minha dieta hoje. Tenho 1,65 e estou pesando 86kg.
    Sei que não vai ser fácil seguir a dieta, mas vou conseguir.
    Li muitos depoimentos e estou certa de que está dieta vai me ajudar a recuperar a auto-estima e a vontade de viver.
    Conto com o apoio de vocês nessa caminhada.

    Abraços,

  8. 1° não se fica totalmente sem carbohidrato e nem glicose. pois o biscoite de agua e sal tem carboahidrato e algumas frutas alem de carboahidratos tem glicose.
    a proposta da dieta é radical? é sim mais ninguém vai morrer ou ficar doente por conta dela.
    CLARO tudo tem que ser feito com moderação PROCURE SEU MÉDICO E VEJA SE ELE ACHA UMA BOA IDÉIA. Conheço muitos médicos e nutricionistas que indicam essa dieta em alguns casos, mas tudo muda de organismo paraorganismo.
    Boa sorte para quem está na luta.

  9. Ola amigos, eu fiz a tieta e segui a risca, tinha 96 kilos, apos 15 dias estou com 84 kilos, isso é muito bom, é ótimo e estou em perfeito estado de saúde, funciona mesmo.
    abraços

  10. Estou fazendo ha uma semana e minha barriga esta muito inchada. Gostaria de saber se mais alguem teve este sintoma?

    1. Comentei hoje com o meu marido que minha barriga estava inchada, acho que pode ser pelo excesso de ovos. Mas consegui passar dos 73KG para 69kg, estou no quarto dia.

  11. Boa Noite!
    Oi Edpl, nos mantenha informados de como está indo tua dieta..
    Começarei a minha amanhã. Alguém mais está fazendo?
    Abraço.

  12. Conheço essa dieta a bastante tempo. Já fiz umas 3 vezes, mas não chegava ao 3º dia. Semana passada comecei a pesquisar sobre essa dieta e lendo os comentários me animei para fazer. Iniciei minha dieta no domingo pois estava de folga, estava pesando 73 kg quase 74kg, ontem foi meu o meu terceiro dia me pesei em casa 69Kg, me pesei a noite no mercado extra 69,500 (com sapato e calça jeans), hoje já é o meu quarto dia, passei por várias tentações, mas agora já não tenho vontade de desistir, após vencer o primeiro dia os outros ficam mais fácies, fiz avaliação hoje na academia, fiz 1h de esteira, não quero mais voltar a engordar pretendo continuar com este propósito de emagrecer e permanecer magra. Acho que vou pensar duas vezes antes de devorar guloseimas, vou manter uma vida com exercicios e uma alimentação balanceada. Depois volto para postar mais resultados. A todos que estão tentando vale muito a pena, pensem é um sacrificio por apenas duas semanas é só querer. Tentem seguir a risca eu também não gosto de ovo e nem de café, mas durante essas semanas vou suportar, pois é por uma boa causa. Até breve.

  13. Olá, fiz essa dieta ja faz uns 15 anos atrás, foi muito bom.. perdi uns 8 kg, comecei ontem a dieta novamente, mas graças a Deus que desta vez só preciso emagrecer uns 4 kg, só que acho que é mais difícil, de ontem para hoje só foram 300 gramas e fiz na risca… Hoje tive visitas e comi picanha e umas linguicinhas, rsrrsrs… e comi a salada de frutas como sobremesa, espero não cair em tentatação e fazer os outros dias bem certinho.
    Bom vou fazer durante uma semana depois volto para contar meu resultado…

Os comentários estão fechados.