Como emagreci 12kg sem sacrifícios e sem remédios

Quem acompanha este blog sabe que sou bastante avesso à ideia que muitas pessoas têm de que remédios supostamente emagrecedores são a solução para quem sofre de sobrepeso.

Na verdade, este blog mesmo nasceu quando resolvi contar ao mundo a minha experiência com a sibutramina (que já aboli há anos, assim como qualquer outro medicamento que mexa com o cérebro).

De fato, os efeitos colaterais da sibutramina foram muito chatos para mim. Embora apenas um reduzidíssimo número de pessoas sofra com eles (boca seca, tontura, náuseas, taquicardia), eu fui um dos que tiveram alterações de humor devido ao medicamento.

Contudo, é muito mais fácil emagrecer fazendo uma reeducação alimentar adequada, e não há a necessidade de passar por sacrifícios tremendos para obter este resultado.

Tenho uma amiga (e o termo “amiga” é um eufemismo para o que ela realmente representa para mim) que é nutricionista, e que se dispôs a me dar umas dicas, e a acompanhar o progresso da minha dieta. Em dois meses emagreci 12kg, sem fazer sacrifício de ordem alguma, apenas corrigindo vícios alimentares, que vou passar a listar agora.

Tempo de cada refeição: cansei de fazer refeições-relâmpago, almoçar em vinte minutos, jantar sem sair do computador, comer de pé diante de alguma barraquinha de cachorro-quente, e outros absurdos do mesmo quilate. É importante diminuir a velocidade em que se come, saborear mais os alimentos, pôr presença no ato de alimentar-se. E já que comer é mesmo um prazer, procurar estender este momento ao máximo, a fim de aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.

Intervalo entre refeições: outro erro absurdo que eu cometia era passar de oito a doze horas sem me alimentar, quando muito bebendo água, ou tomando café nesse intervalo. Para que o metabolismo aumente é necessário que não se passe um longo tempo sem comer nada; segundo a orientação que minha amiga me deu (imagino que seja algo mais generalizado, mas lembre-se que estou dando um depoimento, logo é algo pessoal) o ideal seria fazer pequenas refeições a cada três ou quatro horas. Isso mantém o metabolismo alto, queimando as gorduras já acumuladas, convertendo-as em energia para trabalhar, estudar, etc. Confesso que é a parte mais difícil do meu tratamento.

Ingestão de fibras: as fibras são importantíssimas para o correto funcionamento do sistema digestivo, auxiliando na secreção dos elementos dos quais nos alimentamos que o organismo não deve reter. Minha amiga não pediu que eu retirasse nada da minha dieta, apenas que acrescentasse mais fibras, e que procurasse em cada refeição, na medida do possível, incluir pelo menos uma porção destas. Adquiri o hábito de me alimentar pela manhã de flocos de milho com iogurte natural (e adoçante), embora frutas e verduras sejam uma fonte muito melhor de fibras.

Hidratação: é muito importante hidratar o lado de dentro do corpo, bebendo muita água. Eu bebo de água pura pelo menos dois litros por dia, mas isso eu já fazia antes. Aproveitei e diminuí bastante o consumo de refrigerantes, e procuro sempre consumir os do tipo “zero” ou dietéticos.

Simples, não é mesmo?

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

»crosslinked«

78 comentários sobre “Como emagreci 12kg sem sacrifícios e sem remédios”

  1. tenho 15 anos, 1,80 98kg só que minha estrutura ossea é muito grande entao todo mundo me da 80kg 75 kg
    essas dicas q vc esta passando é tudo verdade minha mae me falava muito pra assim:comer de 3 em 3 horas aumenta a velocidade do metabolismo e isso fais a queima de gordua mais rapido
    pode comer doce nao exageradamente comer pizza no maximo 2 pedaços nao engorda mas uma caminhada de 1 hra no outro dia ajuda na pizza comida.
    eu perdi 3kg em 7 dias
    deem 1 olhada na minha dieta
    café
    7:00 1 pao frances seco sem nada dentro
    1 pao com 1 fatia de presunto
    1 copo de 200ml de café com açucar ou adocente eu coloco açucar
    lanche: 1 barra de cereais normal(qualquer sabor).
    almoço
    1 conha de feijao
    4 colheres de arroz(colher de sopa)
    salada a vontade
    e 1 tipo de carne(apenas 1 pedaço)
    lanche da tarde
    barra de cereais ou 1 fruta
    jantar
    1 conha de feijao
    2 colheres de arroz(colher de sopa)
    salada a vontade

    OBSERVAÇÃO
    SUCOS NATURAIS OU NO MAXIMO 3 LATAS DE REFRIGERANTE POR SEMANA(QUALQUER REFRIGERANTE)
    DE SEGUNDA A SEXTA
    de ves em qunado eu faço no sabado mas no domingo nunca jamais.

  2. Estou totalmente desesperada,não tem mais prazer em nada,não tenho vontade de mais nada,me sinto GORRRRRRDA d+.Tenho vergonha do meu esposo e nem tenho vontade de sair de casa,sei que sou gorda mais parece que tdos fazem questão de lembrar como se não bastasse a vergonha de ser.Estou pedindo socorrooooooooooo preciso de ajuda.Vc poderia pedir para essa sua amiga me ajudar.Não tenho condições financeira e é o que torna cada vez mais dicicil o meu desejo de emagrecer.
    Por favor mande-me uma resposta o mais rápido possível…….No mais te agradeço desde já……..OBRIGADOOOOOOOO

  3. Em quanto tempo você conseguiu perder essa quantidade de peso? Estou numa dieta parecida a 2 meses, mas não sinto diferença alguma, a não ser em meu pique, está bem melhor …

  4. Nossa,eu adorei suas dicas e pretendo segui-las,concordo que esse são os males de quem quer emagreçer,mas nada q uma boa alimentção não resolva ! 🙂

  5. OI EU ESTOU FICANDO LOUCA PARA EMAGREÇER MI AJUDE QUERO DEIXA DE TOMA REMEDIO TAXA PRETA MI AJUDE GENTE

  6. Tenho 50 anos e em novembro de 2010 eu estava com + – 85 kgs. Comecei a passar mau e procurei minha cardiologista. Como eu sou compulsiva ela me indicou fluoxetina. Melhorei bastante com o uso da medicação. De dezembro a março emagreci 17 kg ( isso com uma dieta a base de legumes, frutas e verduras). Fiz uma reeducação alimentar e todos em minha casa me acompanharam. O resultado foi ótimo. Só que agora- 07/07/2011- preciso emagrecer ainda uns 5 kgs, mas não estou conseguindo, apesar de está fazendo academia e continuo com minha dieta . Estou pensando seriamente em fazer uso de sibutramina para emagrecer mais rápido e depois continuar na reeducação alimentar.

    1. OI LINDA EU JÁ TOMEI FLUOXETINA E MGREÇEI 10 KG MAIS AGORA NÃO CONSEQUIO EMAGREÇE MAIS TOMEI SIBUTRAMINA A NADA CONTECEU AMIGA ESTOU NA LUTA POIS ESTOU COM PROBLEMA DE SAÚDE.

  7. oi eu amei as dicas apartir de amanha vou me cuidar melhor apesar de eu querer curtir a vida pois só tenho 11 anos mas se eu começçar a cuidar do meu corpo agora quem sabe um dia eu vire uma modelo internacional! e swe isso nao aontece eu me contento com um corpo saudavel!
    bjo! xau

Os comentários estão fechados.