Como emagrecer dormindo (matéria do Fantástico)

Para quem não viu a matéria do Fantástico sobre emagrecer dormindo, faço um resumo rápido aqui, já que a reportagem é longa e como texto fica chato de ler.

Como convivo com Educadores Físicos, sei há anos que mais de 40% da população brasileira está com sobrepeso, ou seja, acima do peso considerado ideal, ou mesmo gorda ou obesa. Por isso também sei que a percentagem de pessoas com sobrepeso nos Estados Unidos é em torno de 55% da população acima de 20 anos (quase 100 milhões de norte-americanos estão com sobrepeso ou obesidade; mas há pesquisas que mostram índices maiores, chegando até a 70%).

E que o Brasil, que adora macaquear dietas vindas de lá (a alimentação americana nem passa perto daquelas consideradas as melhores do mundo, como a japonesa e a francesa; aliás, nosso velho e bom feijão com arroz, salada e ovo frito bate de longe as gordurosas massas, bacons, queijos, hambúrgueres, pipocas, e sorvetes que entopem as veias gringas), está seguindo em ritmo acelerado para chegar a essa alta porcentagem (depois reclamam que os argentinos nos chamam de “macacos”, ou seja, imitadores).

Assim, quem quiser conhecer o futuro da saúde da população brasileira, é só olhar pra Norte-América. Quem não quiser esse futuro, que trate de se cuidar.

Voltando às dez dicas para emagrecer, não é preciso perder tempo lendo tanta coisa inútil que “enche a lingüiça” da matéria citada. Basta lembrar, como já mencionei em outro artigo e/ou comentário neste blogue, que não adianta diminuir o número de refeições diárias. Na matéria, eles falam de um hormônio que excita o apetite quando a pessoa passa muito tempo sem comer, mas não falam que, mesmo sem comer ou comendo pouco é possível uma pessoa engordar, por causa do medo da falta de alimento, que faz o corpo acumular gordura inconscientemente.

Assim, é preciso no mínimo quatro refeições diárias, bem equilibradas, com proteína (carnes magras, ovos, peixe, produtos à base de soja, laticínios, arroz integral, feijão, lentilha, grão-de-bico, etc.), carboidratos (frutas, pães, massas, batatas), verduras, legumes e frutas, e, obviamente, sucos e água, pois precisamos de muito líquido.

Como vemos em qualquer matéria sobre esportes na tv, os atletas sempre consomem mais carboidratos antes das competições, ou seja, essa é a energia queimada na atividade física. A gordura só vai ser queimada depois da atividade física, quando não houver mais carboidratos disponíveis. Por isso que foi mencionado o fato de ser possível emagrecer dormindo na matéria.

Mas isso só ocorre se houver prática desportiva que force o corpo além do seu limite diário comum, isto é, no mínimo a pessoa precisa fazer uma boa caminhada, de pelo menos 30 minutos, em ritmo mais rápido que o natural. E parar de mentir para si mesmo sobre o que come, outro fato detectado na tal pesquisa, na qual uma pessoa omitiu 2/3 do que realmente ingeriu!

***

Observações: se você tiver dúvidas após a leitura deste texto, aconselho primeiro a leitura do texto original, pelo link no início do artigo; e depois a consultar educador físico e nutricionista antes de tomar qualquer decisão sobre sua alimentação ou atividade física.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

11 comentários sobre “Como emagrecer dormindo (matéria do Fantástico)”

  1. Anna Flávia,

    ou você é uma ficção ou você deve ter menos de 1 m e 40 cm de altura, pra precisar de um peso assim.

    Na verdade, vc precisa é de uma boa consulta médica!

    Vá se tratar!

      1. Será que você poderia reescrever seu comentário em Português, para que as pessoas consigam interpretá-lo sem precisar ficar fazendo adivinhações? Obrigado.

  2. eu pesava semana passada 52kilos mas em uma semana concegu chegar aos 46 ai eu preciso chegar aos 40 pois eu tenho umas fotos para tirar para ser modelos mas temho que perder quilo me ajuda me responde no himail bjss xau amei sua historia bjss xauzim

  3. Adorei esse blog, vai me ajudar muito.Sofro com o efeito sanfona, hora emagreço, hora engordo…..Também caí em tentação e tomei subtramina,mas os efeitos colaterais foram os piores e para completar até os meus cabelos caíram bastante.Tento fazer dieta, mas sempre que estou com o peso ideal caio em tentação novamente.
    A dieta dos pontos funciona mesmo!!!!!!!

  4. Olá…eu tô meio em dúvidas sobre essa história de emagrecer dormindo, temos que dormir depois da atividade física???entaum temos que ingerir pouco carboidrato antes das atividades?…boiei…bju…

    1. Cara Polyana,
      releia o texto devagar, depois de respirar fundo.
      O artigo não diz que tem que diminuir carboidrato antes das atividades físicas.
      E nem que você tenha que dormir imediatamente após a prática delas (o texto original também não diz isso).
      Use bom senso, se alimente bem, dê um tempo entre a ingestão e o exercício,
      e depois durma naturalmente no seu horário de costume.
      Lembro que a atividade física mencionada é uma atividade regular,
      e não esporádica.
      Se mesmo assim continuar em dúvida, consulte um educador físico e uma nutricionista,
      além de ler a íntegra do texto original pelo link no topo da página.
      Abraço.

Deixe uma resposta