Camu-camu: fonte de vitamina C

O camu-camu, caçari, ou araçá-d’água é um arbusto da família Myrtaceae, encontrado em quase toda a Amazônia, às margens de rios e lagos de água preta. O fruto do camu-camu, de mesmo nome, é de alto valor nutritivo, embora seja quase ignorado pelos habitantes nativos, que em geral o usam como tira-gosto ou isca para peixe, o que propicia pelo menos a dispersão das sementes e a proliferação desta planta.

Os frutos de camu-camu são arredondados, de 10 a 32 mm de diâmetro, de cor avermelhada ou rósea ou roxo escuro quando bem maduros.

Por serem extremamente ácidos, esses frutos são muito pouco consumidos in natura.

Com alto teor de vitamina C (2606 mg / 100g), o camu-camu pode ser largamente utilizado para fazer sucos, sorvetes, picolés, geléias, doces, licores, ou como ingrediente de tortas, bolos e sobremesas, e não se degrada rapidamente, como limões e laranjas.

O camu-camu tem vitamina C equivalente a três acerolas, vinte laranjas ou trinta limões, por isso é altamente benéfico para nossa saúde, pois protege o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e auxilia na absorção de ferro.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

2 comentários sobre “Camu-camu: fonte de vitamina C”

Deixe uma resposta