Aveia é saudável e rica em beta-glucana

Depois de muito tempo, estou redescobrindo a aveia, que é rica em cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras.

Hoje em dia, comer aveia está na moda, o que é um bom sinal para a saúde de muitos (nem todos, pois a aveia, bem como trigo, centeio, malte, e cevada contém glúten, e não podem ser ingeridos por quem possui a doença celíaca).

Para os que podem consumir aveia sem problemas, um de seus maiores benefícios é sua fibra solúvel, que auxilia no funcionamento do intestino, na redução do colesterol total e LDL-colesterol.

Essa fibra solúvel, chamada de beta-glucana, faz a função de retardar o movimento do bolo alimentar, o que causa maior saciedade no organismo, e consequentemente a redução da absorção de gordura e glicose, que serão naturalmente evacuadas (embora o processo fisiológico seja bem mais complexo que isso; estamos simplificando a descrição).

O importante mesmo é que a ingestão regular de aveia (uma ou duas colheres de sopa por dia) em forma de farelo, flocos ou farinha, como você preferir, pois esses três formatos são os que possuem mais beta-glucanas, ajudam também no emagrecimento, por causa dos fatores citados acima: redução da absorção de gorduras e glicose e mais tempo de sensação de saciedade.

Mas há outros alimentos que possuem beta-glucanas, ou fibras solúveis, como: soja cozida, feijão branco cozido, trigo para quibe (tabule é realmente uma delícia), manga, brócolis, farinha de milho e grão-de-bico cozido (no caso do grão-de-bico, vale lembrar que ele é rico em triptofano, que reduz o estresse, e auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares e diabetes, por causa de seus carboidratos complexos, além de manter a saciedade por mais tempo devido às fibras). Ou seja, quem não gosta de aveia poderá ingerir suas fibras de outras fontes.

Atualmente estou degustando tabule, o prato de origem sírio-libanesa feito de trigo para quibe, tomate, cebola, muitas ervas, suco de limão, pimenta e muitos outros condimentos (é meu substituto para arroz ou massa).


Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

4 comentários sobre “Aveia é saudável e rica em beta-glucana”

  1. Poxa!!!!! Não sabia que a aveia tem tantas qualidades assim…tenho um pacote fechadinho na despensa, amanhã mesmo vou começar a consumir. muito bom o post!!!!

  2. Pingback: Fibras solúveis e insolúveis | EMAGRECER

Deixe uma resposta