mulher postura yoga

Alongamento traz benefícios à saúde

É provado que o alongamento diário de 10 minutos mínimos traz muitos benefícios à saúde física, mental e por que não dizer emocional (causa das duas primeiras), pois a maioria das dores físicas são consequências de tensões emocionais depositadas no corpo físico com o passar do tempo.

Independente do tipo de trabalho que se tenha, alongar-se é essencial para prevenir futuros transtornos ocasionados pelas lesões musculares, articulares e ósseas, frutos de tensões acumuladas, posturas erradas e lesões por esforço repetitivo.

São apenas 10 minutinhos, mas de muito valor – já diriam professores e funcionários que usufruem de programas de Ginástica Laboral em empresas.

Foto: Petr Kratochvil

A tensão muscular funciona como uma engrenagem, pois os músculos têm sua origem e inserção nos ossos, ou seja, o osso é a base fixa do músculo, onde ele se prende através dos tendões.

Então, quando a contração muscular acontece, origem e inserção musculares ficam mais próximas.

Quando estas contrações, ou provocadas por seções de exercícios físicos, ou por tensões que obrigam a musculatura a manter determinada postura, são repetidas por algumas horas, o músculo precisa de um estimulo para voltar à posição alongada, inicial. E é nesse momento que o alongamento faz toda a diferença.

O alongamento irá estender os feixes musculares, por grupos, fazendo o movimento contrário ao que foi utilizado para a contração inicial, devolvendo ao músculo sua capacidade de exercitar-se (contração/relaxamento), que ele tinha antes das tensões a que foi exposto.

Por isso é tão importante que se faça este tipo de exercício, pois nas tensões diárias de trabalho acumulamos, física e mentalmente, dores e energias, fragilizamos assim nossos músculos e emoções, o que, a longo prazo, pode trazer lesões irreversíveis, como hérnias, tendinites, bursites, encurtamentos.

Estas lesões, quando crônicas, só poderão ser “curadas” através de práticas invasivas, as famosas cirurgias tão custosas tanto financeiramente quanto para a própria saúde, requerendo uma longa recuperação, o que, no entanto, não é garantia para “trazer” a saúde inicial de volta.

Então, meu conselho é: Alongue-se!!!

Este exercício que requer um pequeno tempo diário é mais tranquilo e menos doloroso que procedimentos cirúrgicos, e seus benefícios são mais rápidos que a recuperação de algum problema ósseo, articular, ou muscular quando este se torna crônico.

*

Artigo escrito pela Educadora Física Josemara Machado.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

Deixe uma resposta