5 alimentos que podem prevenir a diabetes tipo 2

Um artigo recém publicado na seção de saúde do US News (sobre a edição de junho do Archives of Internal Medicine / Arquivos de Medicina Interna) traz um informe sobre uma pesquisa que mostra resultados diferentes no consumo de arroz branco e arroz integral e mais quatro alimentos que podem prevenir ou ajudar a controlar o diabetes de tipo 2 (a pesquisa foi feita com quase 200.000 pessoas num período de 22 anos).

A pesquisa descrita mostrou que ingerir arroz branco cinco vezes por semana aumenta em 17% o risco de contrair esse tipo de diabetes, enquanto que ingerir arroz integral cinco vezes por semana diminui esse risco em 16%.

O arroz branco é resultado do polimento do arroz natural, e esse processo elimina muitos nutrientes presentes no grão em seu estado original. Por isso existe o arroz integral tipo agulhinha; mas o mais comum é o chamado arroz cateto, cujos grãos são em formato mais arredondado/ovalado. O agulhinha é mais fácil de preparar, mas o cateto é mais saboroso, embora leve mais tempo.

Mas ele pode ser cozido em panela de pressão (um dono de restaurante vegetariano uma vez me deu a dica de usar a panela de pressão da marca Rochedo, que ele disse ser a melhor para cozinhar grãos integrais; eu a uso há uns oito anos, e não tenho do que me queixar).

Mas vamos aos outros alimentos que podem ajudar a combater o risco de diabetes tipo 2: nozes / amêndoas (tem gorduras saudáveis, magnésio e fibras; conferir artigo sobre a castanha do Pará); verduras folhosas verdes e frutas (espinafre, couve, repolho, etc); peixes com alto índice de Omega 3 (ver artigo sobre sardinha; salmão também é rico em Omega 3); leite e produtos de laticínio pobres em gordura, mas com adição de vitamina D e cálcio.

E obviamente, junto com toda essa boa alimentação, praticar exercícios regularmente e evitar o sobrepeso ou obesidade.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

Um comentário sobre “5 alimentos que podem prevenir a diabetes tipo 2”

  1. Pingback: Cientistas põem em evidência os mecanismos do aparecimento do diabetes | Emagrecer

Deixe uma resposta